Marcello Medeiros
Instaladas na última semana, as placas informando sobre restrições para veículos de carga na Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues, a BR-495, que conecta Teresópolis a Itaipava, já foram retiradas. Na última sexta-feira, o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre informou com exclusividade ao Diário de Teresópolis que “tais placas haviam sido colocadas indevidamente” e que a autarquia já estava providenciando a retirada das mesmas, porém sem informar quem havia sido responsável pelas sinalizações indicando a proibição de passagem de caminhões de maior porte, ficando restrito o acesso a 14 metros de comprimento, 4,4 de altura e 2,60 de largura. O Diário mostrou que além de placas informando tais medidas, uma espécie de limitador também adornava as estruturas instaladas nos pontos de acesso à rodovia federal. Nesta segunda-feira, já não havia mais tais sinalizações na BR-495.
Tentando esclarecer a situação, entramos em contato também com a Polícia Rodoviária Federal, que mantém delegacia no início da rodovia BR-495. Em nota, encaminhada para nossa redação somente nesta segunda-feira, o Núcleo de Comunicação da PRF no Rio de Janeiro informou o seguinte: “O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é a autarquia responsável pela infraestrutura e manutenção de rodovias federais, não havendo, portanto, determinação da PRF quanto à instalação de placas de sinalização”.
Originalmente, a Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues tinha 33,4 quilômetros de extensão, contabilizados entre Quebra-Frascos, em Teresópolis, e Itaipava, em Petrópolis. Porém, atualmente deve-se somar a eles mais dois quilômetros aproximadamente, visto que recentemente o KM 0 passou para as proximidades do encontro com a Rua Manoel José Lebrão. Em breve, a rodovia BR-495 será de responsabilidade de uma concessionária. A empresa que vencer a licitação da BR-040, a Rio-Juiz de Fora, também terá que realizar a manutenção na Teresópolis-Itaipava.