Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Reunião do SindPMT com prefeito termina sem avanços

Servidores cobram o pagamento de atrasados e reajustes que não foram dados

Marcus Wagner

Após a realização de uma reunião com o prefeito Vinicius Claussen na última terça-feira, 21, o Sindicado dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT) avalia que praticamente não houve avanços nas demandas da categoria sobre direitos e benefícios. De acordo com Kátia Borges, presidente do sindicato, há uma série de reivindicações que se arrastam há meses e o governo municipal se comprometeu em voltar a negociar após reavaliar a previsão de receitar e despesas para 2020.
A diretoria que venceu a eleição do ano passado prometendo lutar pela devolução das conquistas que foram perdidas nos últimos anos, como reajustes e benefícios como plano de saúde. De acordo com Kátia, a reunião teve longa duração devido à extensa pauta sobre várias pendências que ficaram do ano passado, inclusive o pagamento do 14º salário, mas o prefeito não ofereceu nenhuma solução. Nem mesmo o reajuste salarial para a Educação  12,84% determinado pelo governo federal está nos planos da prefeitura por enquanto.
“Uma das pautas foi a questão do reajuste do magistério que veio 12,84% que é considerável, mas não cobre ainda a defasagem do salário do professor que foi grande devido a três anos sem revisão geral. Não recupera tudo, mas começa a dar um avanço. A gente saiu de lá com a resposta de que será feita uma avaliação do impacto da Lei de Responsabilidade Fiscal, só que a gente precisa de uma resposta exata, um sim ou não, se vai fazer ou não, mas o governo não apresentou nenhuma proposta. Diante disso vamos fazer uma assembleia no dia 30 e conversar com a categoria que vai decidir o que vai ser feito”, disse a presidente do SindPMT.
Em relação ao plano de saúde, Kátia afirmou que pediu que sejam devolvidos pelo menos alguns serviços de forma gradual, mas também não houve resposta sobre o tema e também aguarda uma proposta. Além da assembleia para os professores no dia 30 de janeiro, o SindPMT também vai realizar outra para os demais servidores municipais no dia 6 de fevereiro para avaliar com a categoria qual vai ser a decisão a ser tomada com relação a esse posicionamento da prefeitura. 
“Conversamos sobre o reajuste de 3,59% referente à quinta parcela do PCCS que deveria sair no pagamento de dezembro, mas escutamos a resposta sobre o impacto nas contas, que sabemos que é um limitador. Vai sair um relatório até o dia 30 e esperamos o resultado para ver. A gente sabe que as nomeações continuam, a gente acompanha, fizemos denúncia ao Ministério Público, estamos aguardando que tomem uma posição. O prefeito garantiu que caso o gasto com pessoal fique abaixo do fator limitador, vai pagar o retroativo. Tem outro reajuste em maio e ele disse que vai fazer”, explicou a sindicalista.
Na reunião, Kátia também levou a reclamação de servidores sobre condições de trabalho nas secretarias de Agricultura e de Serviços Públicos. Sobre a primeira, o pedido foi de disponibilização de banheiro químico para as equipes que fazem trabalhos externos o prefeito se comprometeu em viabilizar. Já na outra pasta a situação é mais grave.
“Na secretaria de Serviços Públicos, os funcionários têm reclamando muito de assédio, porque ficam de castigo quando chegam atrasados, quando têm problemas de saúde e precisam de tratamento. Nas outras secretarias não temos esse problema, mas nessa houve o maior número de transferências de funcionários por estas questões, então a gente quer começar o ano resolvendo essa situação. De fato não é uma característica do governo, mas desse secretário”, enfatizou a presidente.
Solicitamos um posicionamento da prefeitura quanto aos problemas apontados pelo SindPMT, porém não obtivemos resposta até o fechamento desta reportagem.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 03/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz completa 16 anos de muita tradição em Teresópolis

UPAm Três Picos apura crime ambiental em Vargem Grande

CHEGADA DE FRENTE FRIA: Defesa Civil de Teresópolis em alerta para chuvas intensas no final de semana

Feira do Rolo no próximo domingo em Teresópolis

Vestibular EaD Unifeso com inscrições abertas

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE