No final da tarde desta segunda-feira (27), foi registrado o transbordamento do rio que cruza as localidades de Mottas e Santa Rosa, no Terceiro Distrito de Teresópolis. Diante do volume de chuva registrado desde a tarde do dia anterior, o pequeno curso d´água ganhou grandes proporções, tomou diversas lavouras e colocou em risco residências e estabelecimentos comerciais. Imagens divulgadas pelos moradores nas redes sociais mostram a força da água cobrindo ruas e áreas de produção rural. Naquela região, a estação de monitoramento do Cemaden-RJ fica em Bonsucesso. Até o fechamento desta edição, o acumulado de chuva no período de 96 horas era de 87 milímetros. Cerca de uma hora antes do transbordamento, a secretaria municipal de Defesa Civil de Teresópolis emitiu alerta de risco de chuva forte a moderada.
Na tarde de domingo, já havia sido registrado alagamento na região de Santa Rosa. Nesse dia, os maiores volumes de chuva registrados em Teresópolis foram os seguintes: Campo Limpo – 54.8mm; Quinta-Lebrão – 46.4mm; Parnaso – 41.6mm; São Pedro – 41mm; Barroso – 36.2mm; Meudon – 33mm; Bonsucesso – 26.4mm; Serra do Capim – 23.2mm; Coréia – 20.8mm; Morro dos Pinheiros – 18.9mm.
No domingo não houve registro de desalojados ou desabrigados. Foram acionadas as sirenes da Quinta-Lebrão 1 e 2 e da Ilha do Caxangá. A secretaria de Defesa Civil segue em estágio de Alerta, pois há probabilidade de chuva moderada a ocasionalmente forte. “Fiquem atentos aos alertas via SMS e sirenes. Em caso de emergência, ligue 0800 202 1066 ou entre em contato via (21) 2742-8264 – Teresópolis Inteligência Artificial (TIA)”, divulgou a SMDC.
