Marcello Medeiros
Nesta quarta-feira, 11, o Assessor Especial do Governador Cláudio Castro, o teresopolitano Alex Castellar, esteve mais uma vez na rodovia Dr. Rogério de Moura Estevão, a RJ-130, para verificar o andamento das obras de recapeamento e recuperação da estrada que liga Teresópolis a Nova Friburgo e permite acesso a dezenas de outras vias. O objetivo foi verificar se houve ampliação do trecho asfaltado e outros serviços, visto que, nos primeiros meses de trabalho, houve reclamações em relação a qualidade e demora. Segundo ele, após notificação da empresa contratada pelo governo estadual, o trabalho está muito mais ágil. Entre as novas ações, esta semana teve início a sinalização dos trechos já asfaltados. “Quando estive aqui da última vez falávamos que precisava de celeridade na condução dessa obra. Então o governador Cláudio Castro determinou que o secretário das Cidades cobrasse da empresa, inclusive chegamos a multa-la, e as coisas começaram a avançar. Para ter uma ideia, em um mês fizeram mais de sete quilômetros, estando agora no 15, mais do que feito em todos meses anteriores. Agora começa também a sinalização e a reforma das pontes. Além disso, nos próximos dias terá uma frente vindo de Nova Friburgo para Teresópolis e com isso acredito que acelere ainda mais e a gente entregue no prazo”, enfatizou, em entrevista ao jornal O Diário e Diário TV.
Também na conversa realizada em nossa redação, Castellar disse que fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) continuarão analisando o trabalho frequentemente. “Eu mesmo acompanho semanalmente, me encontro com os dois fiscais que o presidente do DER determinou para vistoriar se a empresa está cumprindo as metas previstas”, destacou, lembrando ainda que, por ser morador de Teresópolis, sua responsabilidade é ainda maior. “Sou da terra, tenho obrigação de ajudar a cidade”.
Com investimento na ordem de R$ 62.713.516,95, a reforma geral dos 68,73 quilômetros da rodovia RJ-130 começou no dia 24 de janeiro. No cronograma do DER-RJ estão previstas intervenções de pavimentação, drenagem e recomposição da pista, com recuperação de meio-fio, recomposição das defensas e guarda-corpo das pontes. ”Essa estrada é uma das mais importantes do estado, liga os municípios com os maiores PIBs agrícolas do estado, somando Teresópolis e Friburgo, além de ser muito importante para a articulação turística, então é muito importante que saia da maneira prevista. São mais de 20 anos aguardando uma intervenção de fato e a população vai ver, nos próximos tempos, a conclusão dessa obra tão desejada”, disse Castellar.
Abandono na BR-495
Enquanto o governo estadual realiza tamanho investimento na Teresópolis-Friburgo, o governo federal vira as costas para nosso município. Principal ligação com Petrópolis, a rodovia Philúvio Cerqueira Rodrigues, a BR-495, está há meses completamente abandonada. O descaso é tanto que a vegetação lateral já invade boa parte da pista em vários pontos, escondendo placas de sinalização e locais de escoamento de água que podem causar acidentes graves. A responsabilidade pela manutenção é do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre, que mesmo tendo escritório em Teresópolis, na Avenida Presidente Roosevelt, ignora os riscos diários para os usuários da rodovia. A situação foi denunciada pelo Diário no início do mês de abril, sendo comunicada diretamente ao órgão, que até hoje não melhorou um metro sequer na via. Após a publicação no jornal, outros órgãos de comunicação locais também repercutiram o assunto.