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O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
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RJ-130: DER promete minimizar transtornos no trânsito

- Motoristas vão precisar conviver com interrupções no tráfego até o fim de ano

Luiz Bandeira

A tão desejada reforma da RJ-130 finalmente começou, porém junto ao início dos trabalhos vieram também os transtornos causados pelas interrupções no tráfego com sistema pare e siga. Máquinas e operários ocupam trechos dos primeiros quilômetros da rodovia entre o Viaduto da Prata e a localidade de Montanhas, onde a pista já está sendo frisada para receber nova cobertura asfáltica. Por conta das interrupções estão se formando congestionamentos na Estrada Wenceslau José de Medeiros, com veículos vindos do Vale Paraíso, na BR-116 Estrada Rio-Bahia, para quem acessa a Teresópolis-Friburgo e na própria RJ-130, para quem chega à cidade, vindo de Nova Friburgo. É um mal inevitável, até que seja concluída toda a obra, as pessoas que constantemente se utilizam da Teresópolis-Friburgo vão ter que exercitar à paciência e melhor programar seus compromissos prevendo possíveis atrasos. Nesse primeiro momento então, quando às margens da RJ-130, ainda no terceiro distrito do município a obra passa por comunidades bem populosas como Albuquerque, Canoas e Vargem Grande, onde não tem acostamento e com intenso tráfego de caminhões com a produção agrícola, as intervenções vão provocar mais transtornos.
É previsto que quando a reforma do asfalto passar de Venda Nova, com mais espaço, já que a partir deste trecho há acostamento, o motorista sofrerá menos, pois o tráfego conseguirá fluir melhor. O Departamento de Estradas de Rodagem DER/RJ garantiu extraoficialmente que tomará medidas, visando minimizar os transtornos, porém não sabemos quais serão estas medidas. A empresa União Norte Fluminense Engenharia e Comércio LTDA, que venceu a licitação, orçada em R$ 62.713.516,95, trabalha com a previsão de 10 meses de trabalhos, por tanto a reforma deve ser concluída até o fim deste ano. O Assessor Especial de Governo, Alex Castelar acredita que o prazo será cumprido, descartando a possibilidade dele se estender até 2023, “Trabalhamos muito para tirar esse projeto do papel, 24 anos depois, sob a determinação do Governador Cláudio Castro, as obras começaram”, comemora Castelar. 

O que será feito
O projeto contempla quase 70 quilômetros de reforma do asfalto, recuperação do meio-fio, manutenção e melhorias na rede de drenagem existente, construção de acostamentos em trechos onde não há, sobretudo ainda no município de Teresópolis, reforma de pontes, instalação de guarda-corpo e defensas, contenção de encostas, acesso a condomínios e comércios, além de revitalização e instalação de sinalização vertical e horizontal. A última vez que a RJ-130 recebeu obras foi em 1998, no governo Marcelo Alencar, quando houve apenas reforma da cobertura asfáltica e sinalização horizontal. Os recursos investidos pelo governo para a obra são provenientes da concessão de serviços de saneamento do Estado do Rio de Janeiro, à iniciativa privada, antes de responsabilidade da CEDAE.

Progresso da região
É senso comum, a importância da região do Terceiro Distrito de Teresópolis para a produção agrícola do Estado do Rio de Janeiro, afinal temos ali cerca de seis mil agricultores familiares onde há o maior PIB agrícola do estado, produzindo, em sua maioria, folhosas. Essa obra é fundamental também para o fomento do setor turístico promovendo o circuito Terê-Fri para o mundo, onde estão estabelecidos vários empreendimentos de hospedagem e gastronomia. Não bastasse a importante ligação com Nova Friburgo, outra cidade com vocações semelhantes às de Teresópolis, a reforma da RJ-130 projeta o crescimento da economia de ambos os municípios, a melhoria da qualidade de vida de quem mora na região e pode ajudar na distribuição da expansão populacional distribuindo melhor a densidade demográfica. Com a Teresópolis-Friburgo reformada, Albuquerque, Vargem Grande, Venda Nova, Vieira, Bonsucesso, entre outras localidades de Teresópolis, que são acessadas pela rodovia, tornam-se mais atraentes para quem procura viver com mais tranquilo sem abrir mão da comodidade e do conforto de um bom acesso.

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Edição 23/11/2024
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