Luiz Bandeira
O trânsito nas grandes cidades tem se tornado cada vez mais caótico, especialmente em áreas de grande fluxo, como nas imediações das escolas, o que representa um risco significativo para a segurança de todos. Em Teresópolis, a preocupação com a segurança no trânsito tem sido intensificada pela Guarda Civil Municipal (GCM), que, por meio de um projeto, já desenvolvido pela Ronda Escolar, busca conscientizar e educar alunos e comunidade sobre as leis de trânsito. Esse trabalho não só visa a redução de acidentes, mas também promove um ambiente mais seguro no entorno das unidades de ensino.
O GCM Michel Santana, coordenador do projeto, é um nome reconhecido e respeitado na comunidade escolar do município. Ele explica que o trabalho realizado pela Ronda Escolar envolve ações de orientação nas unidades educacionais, tanto públicas quanto privadas. “Somos solicitados pelas escolas ou, ao identificarmos locais com grande índice de acidentes, oferecemos palestras e atividades educativas para sensibilizar as crianças e, consequentemente, suas famílias”, comenta Santana.

O agente de trânsito destaca que o principal cuidado deve ser com a travessia. “Sabemos que hoje em dia as crianças estão muito voltadas para o celular e o mundo digital. Muitas vezes, no momento de atravessar a rua, elas ficam olhando para o telefone e se esquecem do que está acontecendo ao redor, aumentando as chances de se envolverem em um acidente. Além disso, a família também acaba aprendendo com as crianças, pois elas se tornam os melhores disseminadores. A gente passa as informações para as crianças, e elas sensibilizam os pais para que respeitem as regras de trânsito, criando assim um trânsito mais seguro na cidade”, projeta Santana.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, especificamente o artigo 74 do capítulo VI, “a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”. É nesse contexto que as ações da GCM têm sido fundamentais para promover mudanças comportamentais na comunidade, com foco na conscientização dos mais jovens.

O papel das crianças na conscientização
Durante as atividades de conscientização, as crianças aprendem práticas simples, mas essenciais, como atravessar a rua na faixa de pedestre, olhar para os dois lados antes de atravessar e evitar distrações, como o uso de celular. Esses ensinamentos são tão eficazes que, muitas vezes, são as próprias crianças quem disseminam as regras de trânsito dentro de suas casas.
Diego Augusto, aluno da Escola Belkis Morgado, compartilha o que aprendeu nas palestras: “Eu aprendi a atravessar na faixa de pedestre e a sempre olhar se o carro está vindo. Também aprendi a não atravessar atrás do ônibus e a sempre ficar na calçada.” Para ele, o mais importante é transmitir o aprendizado para seus pais. “Eu digo para o meu pai que é muito importante atravessar na faixa de pedestre”, conta.
Ana Luiza, também aluna da mesma escola, reforça os ensinamentos aprendidos com o GCM Santana: “Aprendi que não podemos passar no sinal vermelho e que devemos atravessar sempre na faixa de pedestre. Também ensinei isso para o meu avô, que, uma vez, se esqueceu e passou no sinal vermelho.”

A importância do apoio
Monique Rodrigues, orientadora pedagógica da Escola Belkis Morgado, observa que muitas crianças chegam sozinhas à escola e, por isso, o trabalho da Ronda Escolar é fundamental para prepará-las para os riscos do trânsito. “As crianças muitas vezes orientam seus familiares, irmãos e primos sobre as regras de trânsito, o que reforça ainda mais a importância da conscientização. A interação das famílias com o trabalho realizado é sempre muito positiva”, comenta Monique.
Essa interação entre escola, família e GCM tem mostrado resultados positivos na formação de uma nova geração de motoristas e pedestres mais conscientes e responsáveis. A sensibilização dos alunos vai além do aprendizado individual, promovendo uma mudança cultural que se reflete nas atitudes de toda a comunidade.
A atuação nas creches
A atuação da Ronda Escolar não se restringe às escolas de ensino fundamental. Em Teresópolis, a conscientização começa ainda na primeira infância. É o que afirma Éder Tomás, diretor da Creche Oscar Lobato, uma das maiores da cidade, que atende cerca de 300 crianças de zero a três anos. “Em nossa creche, trabalhamos a importância de estar atento ao trânsito, especialmente no horário de entrada e saída, quando a movimentação na área é intensa. Esse trabalho de conscientização é fundamental, pois ajuda a formar cidadãos mais atentos e seguros nas ruas”.
Para Éder, o exemplo dado pelos motoristas é crucial. “Quando uma criança vê um motorista reduzindo a velocidade e parando para que o pedestre atravesse com segurança, ela sente confiança para seguir o mesmo exemplo. O comportamento responsável de motoristas e pedestres é o melhor caminho para a educação no trânsito”, destaca.

O pedido de Santana
Em sua experiência como agente de trânsito, o GCM Michel Santana também tem um pedido importante para os motoristas, especialmente aqueles que circulam nas proximidades das escolas: “Meu pedido é que, ao saírem de casa, os condutores tenham em mente que o objetivo é sempre voltar para casa, e para isso é fundamental respeitar as regras e normas de trânsito. Quanto mais atenção e respeito ao próximo, menor será o risco de acidentes”.
O trabalho da Ronda Escolar é mais do que uma ação pontual; é um esforço contínuo para garantir que as ruas de Teresópolis se tornem mais seguras, principalmente para as crianças. A educação para o trânsito, que começa desde cedo, tem o potencial de formar uma geração mais responsável e consciente. No entanto, para que os resultados sejam duradouros, é necessário o esforço conjunto de escolas, famílias e motoristas. O exemplo e a conscientização são, sem dúvida, os melhores caminhos para um trânsito mais seguro e humano.

VISITA ÀS ESCOLAS
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APOIOS PRESTADOS
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