Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Rota Serra Verde dobra a visitação em relação ao primeiro ano

Caminho de cicloturismo que tem início e chegada em Teresópolis encanta viajantes

Marcello Medeiros

Criada e mantida por um grupo de ciclistas de Teresópolis, em total voluntariado e com objetivo de promover as belezas da região, a Rota Serra Verde de Cicloturismo tem recebido cada vez mais pessoas interessadas em conhecer as maravilhas naturais da Região Serrana em duas rodas. Tanto que, relação ao primeiro ano de funcionamento do trajeto, que cruza ainda os municípios de Nova Friburgo e Sumidouro, com possibilidade de saída também em Petrópolis, dobrou o número de cicloviajantes em 2025.
“O primeiro ano foi mais devagar, a Rota ainda estava começando a ser divulgada e a sinalização ainda estava em curso. No ano passado, finalizamos a instalação de placas e pintura das setas amarelas, melhorando também a divulgação. Com isso, em 2025 recebemos 64 cicloturistas, a grande maioria de outros municípios, e até viajantes de outros estados”, relata Gustavo Alves, responsável pelo grupo de trabalho que mantém a RSV e que, neste fim de semana, guia pelos bonitos caminhos um grupo de Nova Iguaçu.
Entre os dezenas de ciclistas que percorreram os mais de 200 quilômetros de estradas e trilhas, o paulista Luis Claudio Moreale esteve na região em setembro passado e ficou deslumbrado com o que vivenciou em quatro dias de jornada: “A Rota superou em muito as minhas melhores expectativas! Pensa num percurso surpreendente a cada dia… Eu já percorri de bike todos os ramais do Caminho da Fé, quase todos da Estrada Real, além da Rota da Luz, Vale Europeu e Mata Atlântica e claro que todos eles têm seus encantos, mas posso afirmar que em termos de belezas naturais a Rota Serra Verde deixa todos esses outros no chinelo. Parabéns a todos os envolvidos que tornaram esse projeto uma realidade! A Rota é espetacular!”, divulgou em suas redes sociais ( @pedaleiroviajante ), convidando outros cicloviajantes a conhecerem o trajeto.

Recentemente, RSV recebeu sinalização indicando atrativos turísticos. Foto: Lipe Nascimento/RSV

Inspiração e belezas naturais
Inspirada no famoso Circuito de Cicloturismo do Vale Europeu, que anualmente leva milhares de pessoas para Santa Catarina, a Rota Serra Verde tem como objetivo mostrar que a Região Serrana do Rio de Janeiro também tem enorme potencial para atrair esse tipo de visitante. E pelo que se percebe, mesmo que empiricamente, muito mais belezas naturais e históricas, daquelas que costumam encantar aqueles que buscam uma vida mais leve e colorida do que a correria do cinza dia-a-dia nas grandes cidades. Afinal, temos aqui a Serra dos Órgãos, os Três Picos, icônicas construções do sistema ferroviário, rios caudalosos, lavouras diversificadas e um povo extremamente receptivo, entre tantas outras possibilidades nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo e Sumidouro, atravessados pelo circuito ciclístico.

É cada vez maior o número de ciclistas interessados em conhecer a região. Foto: Lipe Nascimento/RSV

Recursos para os municípios
Se para o cicloviajante atravessar túneis históricos, se refrescar em rios límpidos e cristalinos, sentir o cheirinho da lavoura ou contemplar formações rochosas impactantes será uma grande experiência de vida, para quem reside ou trabalha ao longo da Rota Serra Verde, o sucesso desse caminho pode representar aumento na sua fonte de renda ou mesmo a criação de negócios que ainda não existem, como mais pousadas e hotéis, bares e restaurantes, além de lojas de lembranças relacionadas ao percurso.

Em 2025, dobrou o número de cicloviajantes percorrendo as estradas da região. Foto: Divulgação RSV

Saiba mais
A Rota Serra Verde tem 235 quilômetros de extensão e 4526 metros de altimetria acumulada, com ponto de partida na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e chegada no Mirante do Soberbo. Pode ser percorrida em até quatro dias, dependendo da disposição e tempo livre do cicloviajante. Saiba mais sobre o roteiro, pontos de parada, dicas de hospedagem e orientação no site www.rotaserraverde.com.br

Tags

Compartilhe:

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Planejamento e Operação na Hotelaria: fases que garantem sustentabilidade e resultados

Anistia. Palavra feminina

Opinião para todos os momentos

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE