Marcello Medeiros
Tem início nesta quinta-feira (14) e seguem até domingo (17), as ‘largadas’ dos ciclistas inscritos para participar do evento ‘Rota Serra Verde Experience’ – primeiro encontro de ciclouturismo da Região Serrana. Todas as saídas ocorrerão nas proximidades do ‘marco zero’ do projeto, na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea. Saem nesta quinta os que irão percorrer os 235 quilômetros da rota em quatro dias. Na sexta, os que farão o trajeto em três, com o sábado e domingo reservados para quem vai encarar o desafio em dois dias ou na etapa reduzida – percorrendo ‘apenas’ um trecho da RSV, de 76 quilômetros, e finalizando a aventura junto com os outros no Soberbo, onde fica a sinalização oficial de fechamento da rota cicloturística. Além dos ciclistas e cicloturistas, o evento abriu inscrições para os interessados em participar em outra modalidade, o ‘trail run’.

“O público do ciclismo já vem consumindo nosso produto há algum tempo, mas recentemente um ultramaratonista, o Odin, encarou e o desafio e fez toda a Rota em quatro dias. E, por ideia dele, resolvemos abrir também para os ultramaratonistas ou quem quiser fazer o percurso reduzido no esquema de revezamento, ou seja, em um grupo de 10 pessoas, cada uma vai correr pouco mais de sete quilômetros”, relata Gustavo Alves, um dos idealizadores e mantenedores da Rota.

A saída e a chegada serão em Teresópolis, com a largada na Praça da Matriz de Santa Teresa, na Várzea, e a conclusão no Soberbo. Serão disponibilizados dados para quem desejar se orientar por GPS, mas o trajeto tem placas e setas amarelas – tradicionais em rotas turísticas e de peregrinação em todo o mundo. E, no evento especial pelo terceiro ano da Rota, haverá outros participantes pelo caminho – deixando ainda mais ricos os encontros entre cicloviajantes ou corredores.

Mais sobre a RSV
A Rota Serra Verde foi criada por um grupo de voluntários com o objetivo de incentivar a prática do cicloturismo na Região Serrana do Rio de Janeiro e tem se consolidado e a cada ano recebido mais visitantes interessados nas belezas do interior do estado. Ela conecta Teresópolis, Sumidouro e Nova Friburgo, havendo ainda a possibilidade de começar também em Petrópolis. São 235 quilômetros de distância e 4526 metros de altimetria acumulada.

Correndo ou pedalando, os participantes vão receber muito mais do que os brindes previstos: poderão contemplar as belezas da região de um ângulo incomum. Locais como o Vale dos Frades e o Parque Estadual dos Três Picos são alguns dos destaques, sem esquecer trechos de grande riqueza histórica. “São cachoeiras gigantes, plantações, lavouras lindas, muitas montanhas, protegidas por três parques, além dos túneis da antiga Estrada de Ferro Leopoldina, em Sumidouro, e muitas outras belezas”, pontua Gustavo.

As inscrições para o evento já estão encerradas, mas vale pesquisar mais sobre a Rota Serra Verde no site www.rotaserraverde.com.br ou pelo Instagram @rotaserraverde
