Considerado um sucesso pelo público e pelo trade turístico, o Salão Estadual do Turismo 2019, registrou números marcantes. O evento, realizado pela Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro (Setur) em parceria com os jornais cariocas, e apresentação do Sesc e Senac, recebeu mais de 40 mil pessoas que aproveitaram as palestras, atrações culturais, apresentações musicais, área de comercialização, espaço do artesanato e balcões das regiões turísticas. O evento aconteceu de 22 a 25 de agosto no Armazém 2 do Píer Mauá.
Otavio Leite, secretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, falou sobre a sua satisfação ao observar o sucesso do evento. – É uma alegria muito grande observar que durante os quatro dias o Salão Estadual do Turismo esteve repleto de pessoas que puderam desfrutar de belas cenas, descobrir mais sobre as múltiplas possibilidades das regiões turísticas, aprender, interagir profissionalmente e se atualizar sobre o turismo do Estado, além de conhecer mais do artesanato regional. Fica o gosto de quero mais e a certeza, garantida pelo governador Wilson Witzel, da continuidade do Salão do Turismo em 2020 – disse Otavio Leite.
Os representantes das 12 regiões turísticas que estavam em rotundas localizadas no centro do evento, comemoraram o enorme. Algumas cidades tiveram seu material promocional esgotado. As regiões mais procuradas foram o Vale do Café, muito visitada pelos turistas nacionais e internacionais por conta da sua história ligada ao Ciclo do Café; Costa do Sol, procurada pela combinação sol, mar, vento, esportes aquáticos, calor e praia; e a Serra Verde Imperial, que agrada pelos atrativos históricos, naturais, locais de compras e gastronomia.
O Espaço do Conhecimento onde aconteceram as palestras foi muito procurado por estudantes que aproveitaram a oportunidade para aprofundar seus conhecimentos. Temas atuais foram debatidos por professores e técnicos do setor. O auditório contou com 17 palestras que foram assistidas por mais de três mil pessoas.
Os 196 expositores do espaço do artesanato, vindos de 46 municípios do Estado, vibraram com o enorme fluxo de visitantes. No local, havia 50 estandes para comercialização, um para o Espaço Saber Fazer, onde artesãos produziam obras sob os olhares atentos do público, e 12 totens expositores das regiões turísticas. Na área de comercialização estiveram representadas mais de 120 empresas ligadas ao turismo como hotéis, pousadas, conventions bureau, agências de receptivo, operadoras e transportadoras de turismo. Os sorteios realizados durante o evento ofereceram 240 experiências turísticas que vão de passeio de jeep pela Floresta da Tijuca a fins de semana em pousadas de luxo no interior do estado. Entre os prêmios mais cobiçados estavam os 14 voos panorâmicos de helicóptero.
O Cadastur – Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo também esteve representado no Salão do Turismo. A equipe atendeu 135 pessoas e forneceu informações sobre cadastro inicial e renovação de guias e empresas de turismo. Foram recebidas ainda duas demandas de solicitação de fiscalização. O público pôde acompanhar um pouco da arte e da música típica de 15 municípios do interior que levaram manifestações culturais, como roda de jongo, seresteiros, dança folclórica e Folia de Reis. No palco, 29 apresentações de samba, MPB, rock, chorinho, música clássica, coral, além das já consagradas baterias das escolas de samba Beija-Flor e Grande Rio, animaram os que prestigiaram o evento. Foram mais de 600 artistas, 23 municípios do Estado, que encantaram os visitantes durante a realização do Salão Estadual do Turismo. Teresópolis esteve representado, com a participação de diversos artesãos e representantes da Secretaria Municipal de Turismo.