Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

‘SandBox’: Teresópolis regulamenta iniciativa que visa estimular a inovação

Decreto foi assinado em encontro sobre economia, inovação e tecnologia

Com a presença do Senador Carlos Portinho, o Prefeito Vinicius Claussen assinou na última sexta-feira, 24, no auditório da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o decreto que regulamenta o SandBox em Teresópolis. O município é o segundo no estado do Rio de Janeiro a regulamentar a iniciativa que visa promover a inovação e fomentar o empreendedorismo na cidade, nas áreas urbana e rural. A regulamentação abre espaço para que os governos possam contratar diretamente soluções junto a startups e empresas de tecnologia. Após testes, num ambiente de adaptação, e de avaliação, a gestão poderá proceder à contratação direta daquela solução. Em síntese, o decreto traz segurança jurídica, regula o ambiente e traz oportunidades para as empresas de tecnologia.

“Uma honra receber o senador Carlos Portinho em Teresópolis para a assinatura do decreto que regulamenta o SandBox em nosso município. A ferramenta vai possibilitar que empresas e startups de tecnologia criem e desenvolvam soluções para o serviço público”, enfatizou o Prefeito Vinicius Claussen, destacando que o senador já destinou quase 5 milhões de reais em emendas parlamentares para Teresópolis.

O Senador Carlos Portinho ressaltou a força do interior do estado e os ativos de Teresópolis. “Teresópolis tem muitos ativos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, tanto no setor privado quanto no público. Entre os representantes desses ativos, temos o potencial humano, com destaque para as mulheres e os servidores públicos, a produção agrícola, fundamental para o nosso estado, e o turismo”, pontuou Carlos Portinho, frisando a importância do incentivo ao empreendedorismo e à inovação, com a tecnologia gerando emprego e divisas para o município.

O evento contou com a presença dos vereadores Paulinho Nogueira, Fabinho Filé, Diego Barbosa e Amós Laurindo, além dos secretários, subsecretários e servidores municipais. O deputado federal e atual secretário de estado de Óleo, Gás, Energia e Indústria Naval do Rio de Janeiro, Hugo Leal, foi representado pelo assessor parlamentar Marcello Netto. Representantes de entidades, Conleste, Cederj Polo Teresópolis, Faetec Teresópolis, Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia e de empresas e startups também participaram do encontro.

SandBox: incentivo à inovação

O decreto do SandBox Regulatório foi publicado no Diário Oficial Eletrônico do município nesta segunda-feira, 27, e pode ser consultado por meio do link https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/802. Em seguida, será feito chamamento público, com processo de seleção dos projetos e análise das propostas inscritas, e monitoramento da implantação das soluções.

“A partir dessa regulação, a gente traz as inovações para dentro do setor público. A Prefeitura passa a monitorar a aplicação dessas soluções e, posteriormente, ela pode contratar a empresa de tecnologia ou startup que desenvolveu a solução tendo a segurança jurídica para isso. É um passo muito importante para estimular a inovação em nossa cidade”, avaliou o secretário de Ciência e Tecnologia, Vinicius Oberg.

Entre as vantagens de implementar o SandBox estão possibilitar às empresas e startups o teste de seus produtos inovadores em ambiente controlado; reduzir o tempo de maturação dos modelos de negócio e os custos associados ao produto inovador; a solução deve ser inovadora e diferente de outros produtos e soluções já disponíveis no mercado; e as propostas deverão proporcionar soluções para os desafios de Teresópolis.

No Brasil, somente as capitais Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte e São Paulo, além de Foz do Iguaçu, já avançaram na implementação do SandBox Regulatório.

Ciência e Tecnologia: avanços conquistados

Entre os avanços conquistados pela gestão do Prefeito Vinicius Claussen, na área de Ciência e Tecnologia, no ambiente regulatório, estão a Lei Municipal da Inovação (uma das primeiras aprovadas no estado do Rio de Janeiro/InovaTerê), e a regulamentação por decreto da PGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Entre os projetos e programas implementados estão o Geração TereTêc, com mais de 500 vagas para cursos de TI somente em 2023; o edital de Inovação, com 30 projetos inovadores contemplados com mais de R$ 150 mil; o Conecta Terê, com instalação de internet rápida em escolas e unidades de saúde; e o TerêGovDigital, com transformação digital da Prefeitura para simplificação e modernização dos processos na administração pública municipal.

Projetos para 2023

Durante o encontro, o Prefeito Vinicius Claussen apresentou os projetos a serem executados em 2023, como as inaugurações da reforma geral e revitalização da Rodoviária e da Feirinha do Alto, com recursos do governo do estado; início da construção das 500 habitações no Parque Ermitage pelo governo do estado; inauguração do Polo de Saúde de São Pedro, também em parceria com o estado; inauguração da Casa do Montanhista de Teresópolis; início da reforma da Praça Senta a Pua e do CAT (Centro de Atendimento ao Turista), no Soberbo; concessão do projeto de Saneamento Básico para Todos; reinauguração da Escola Municipal Maçom Lino Oroña, totalmente reformada, e início da reforma das escolas Acliméa do Nascimento, em São Pedro, e Hermínia Josetti, na Tijuca.

Tags

Compartilhe:

Edição 26/07/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

ALERTA: Homens passam notas falsas no comércio de Teresópolis

Bloqueio total nas contas da Prefeitura de Teresópolis impedem pagamentos cotidianos do mau governo

Extremos climáticos dominam 1º Reunião de Engajamento do G20 Regional

Terreno da Sudamtex, de novo bairro a lixão clandestino

Homem é detido após furtar supermercado na Barra do Imbuí

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE