Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Santo Antônio: Teresópolis celebra um dos seus padroeiros

“Com seu testemunho de fé, sua pregação, ele encanta o coração das pessoas e sobretudo os seus milagres”, destaca Padre Renato

Luiz Bandeira

Nesta segunda-feira, 13, foi comemorado o Dia de Santo Antônio, uma data importante para o catolicismo brasileiro e ainda mais para Teresópolis, visto que é um dos padroeiros no município. Muito popular no Brasil e em Portugal, esse santo é cercado de simpatias e tradições, sendo conhecido como o “santo casamenteiro”. A data é para homenagear o dia de sua morte, que ocorreu em 13 de Junho de 1241. A relação do santo com Teresópolis vem de quando nessa região existia um pequeno povoado denominado Freguesia de Santo Antônio do Paquequer. A primeira igreja matriz da então freguesia foi criada em 1855, na antiga Rua Bragantina, localizada em frente de onde hoje temos a Praça Nilo Peçanha, no Alto. Em 1934 foi construída pela família Sloper, em estilo nórdico, uma nova igreja dedicada ao Santo Antônio, na avenida principal do bairro. O aumento das celebrações e no número de devotos estimulou a adequação do templo que hoje conta com amplo e moderno centro de celebrações.
A equipe do jornal O Diário e Diário TV conversou o pároco da matriz de Santo Antônio, Padre Renato Andrade, entre fiéis que prestigiavam o almoço do padroeiro, nesta segunda-feira, 13. “A nossa festa começou no dia 31, fizemos a trezena de Santo Antônio, estamos aí então há duas semanas em festa, todas às noites um padre convidado veio aqui partilhar um tema, fazer uma pregação e as cantinas funcionando, as barraquinhas, desde o dia 31 de maio, e hoje coroando com esse grande dia, feriado da nossa cidade. Santo Antônio é um santo popular no mundo inteiro. Nasceu em Lisboa, morreu em Pádova e aí fica a briga entre portugueses e italianos de quem é o santo, mas é um santo nosso, é um santo da igreja que desde o século XII, com seu testemunho de fé, sua pregação, encanta o coração das pessoas e sobretudo os seus milagres diante de Deus, pedindo por nós”, pontuou.

A festa que antes tomava as ruas do bairro, agora está limitada ao espaço do pátio e ao salão de eventos da igreja

Uma das festas juninas
A festa de Santo Antônio tem relevância cultural para o brasileiro, que encontra nas celebrações juninas uma oportunidade de reverenciar os santos venerados no mês de junho, Santo Antônio, São Pedro e São João, e de manifestar a cultura caipira. Atualmente a festa do padroeiro de Teresópolis é limitada à área da igreja, mas por muito tempo a festa era muito frequentada e ocupava ruas do Alto com barraquinhas que vendiam produtos diversos. Esse ano, apesar da limitação do espaço, não faltou evento em homenagem a Santo Antônio, como aponta padre Renato. “Já tivemos missas pela manhã, 8h, 11h, tem a programação para as crianças, tem o tradicional almoço. Agora à noite a última missa seguida de procissão, rezando, esse ano de uma forma especial, foi muito importante essa festa, tem sido, porque é o fim da pandemia e queremos pedir que nunca mais volte. É uma festa então não só da nossa devoção, mas uma festa de gratidão à Deus, uma festa de celebrar a vida das pessoas, perdemos tantas pessoas, por isso a nossa alegria de estar festejando Santo Antônio no dia de hoje”.

Fama de Santo casamenteiro
A fama de ser um santo casamenteiro foi atribuída após um milagre, mesmo depois da morte dele. Conforme a lenda, uma moça de Nápoles queria se casar, mas não tinha o valor do dote, que como de costume na época, a família da noiva deveria entregar à família do noivo. Foi então que a mulher teria recorrido a Santo Antônio. A divindade teria aparecido e lhe dado um bilhete que deveria ser entregue a determinado comerciante. No bilhete estava escrito que o trabalhador desse à moça moedas de prata equivalentes ao peso do bilhete. Julgando irrisório o peso do bilhete, o comerciante aceitou, mas, quando colocou o bilhete num dos pratos da balança, foi preciso que se colocasse no outro 400 escudos de prata. O comerciante logo se lembrou o que havia prometido a Santo Antônio no mesmo mês.

Edição 25/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rio espera 1,5 milhão de pessoas em show da Madonna em Copacabana

SUS terá sala de acolhimento para mulheres vítimas de violência

Leilão de veículos em Teresópolis: Prefeitura divulga datas para visitação

Depois da matéria no jornal, Prefeitura publica o edital da água com correção

Homem é preso por tentativa de homicídio em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE