Termina nesta sexta-feira (25), a primeira fase da campanha nacional de vacinação contra sarampo. Crianças de seis meses até quatro anos, 11 meses e 29 dias, que ainda não tomaram as duas doses da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), devem ser levadas aos postos de saúde para serem imunizadas. De acordo com balanço parcial do Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (19), Dia D de mobilização da campanha, cerca de 700 crianças compareceram nas unidades de saúde para atualização da caderneta. Desse número, 162 crianças receberam a dose da tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba.
"As equipes dos postos e de unidades de saúde percorrem creches e escolas municipais, na cidade e no interior, e aplicam a vacina. Também é feita busca ativa pelos agentes comunitários de saúde nas áreas de abrangência dos PSFs, para atender o maior número possível de crianças do público-alvo", explica a subsecretária de Atenção Básica, Edneia Martuchelli.
São 18 locais de vacinação funcionando até sexta-feira, de 8h às 17h: o Centro Materno Infantil (Várzea); os PSFs de Araras, Barra do Imbuí, Beira Linha, Fonte Santa, Granja Florestal, Granja Guarani, Meudon, Pimenteiras, Perpétuo, Rosário, Quinta Lebrão, Vargem Grande e de Venda Nova; e as Unidades Básicas de Saúde de Albuquerque, Água Quente, Bonsucesso e de Vieira. O período de vacinação para adultos entre 20 e 29 anos será de 18 a 30 de novembro, sendo a data de encerramento o 'Dia D' da campanha para esta faixa etária.