Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde abastece postos para garantir vacinação contra Febre Amarela

Com a confirmação do quarto caso de Febre Amarela em Teresópolis seguem as ações das autoridades para ampliar a cobertura da vacinação e imunizar o maior número possível de pessoas contra a doença. Teresópolis fará parte do Dia D de combate à doença, agendado para 27 de janeiro, atendendo determinação da Secretaria de Estado de Saúde. Até a tarde desta sexta-feira, 19, havia quatro casos confirmados da doença em Teresópolis sendo um óbito em Prata dos Aredes e outros pacientes de Fonte Santa, Água Quente e Parque Ermitage.

– Dia D de imunização confirmado para 27 de janeiro

Com a confirmação do quarto caso de Febre Amarela em Teresópolis seguem as ações das autoridades para ampliar a cobertura da vacinação e imunizar o maior número possível de pessoas contra a doença. Teresópolis fará parte do Dia D de combate à doença, agendado para 27 de janeiro, atendendo determinação da Secretaria de Estado de Saúde. Até a tarde desta sexta-feira, 19, havia quatro casos confirmados da doença em Teresópolis sendo um óbito em Prata dos Aredes e outros pacientes de Fonte Santa, Água Quente e Parque Ermitage.
O crescimento do número de casos provocou um êxodo da população aos postos de saúde. Com isso algumas unidades acabaram tendo seus estoques zerados. Segundo o subsecretário de Saúde do município, Antônio Henrique Vasconcelos, dez mil doses extras chegaram à cidade na última quinta-feira (18) para garantir a imunização da população. “Só para informar à população que nós observamos essa falta de vacina em alguns postos. Na quinta-feira nosso carro chegou do Rio trazendo mais dez mil doses que foram distribuídas nos postos. Todas as unidades foram abastecidas antes das 10h da manhã de sexta-feira”, garante. 

Mobilização para Dia D
Reunião realizada no dia 18 em Teresópolis entre representantes das secretarias municipais de Saúde e de Defesa Civil, da Coordenação Regional Serrana de Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, deu início à montagem de um plano de intensificação do combate à febre amarela. A estratégia é que profissionais desses setores se mobilizem no atendimento à população em 27 de janeiro, instituído como o Dia D de combate à doença, conforme determinação da Secretaria de Estado de Saúde. “Na verdade nós vamos tentar antecipar ao máximo esse processo antes mesmo dia 27, que é uma data importante, de grande mobilização e nós vamos participar. Por determinação do prefeito e do secretário de Saúde, nós vamos trabalhar para vacinar o maior número possível antes do Dia D. Além dessas dez mil doses, o prefeito já entrou em contato com o secretário de Estado de Saúde e pediu outras 12 mil doses que devem chegar na segunda-feira (22)”, revela. O atendimento nos postos acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17, em 13 postos da Estratégia de Saúde da Família e em seis Unidades Básicas de Saúde, na cidade e no interior. Unidades móveis percorrem localidades que não têm postos.

Dose única
O subsecretário esclarece que, quem já tomou uma dose da vacina contra a febre amarela não precisa buscar nova imunização. “Quem tomou a vacina está imunizado para o resto da vida. A Organização Mundial de Saúde já dá nota técnica de que basta uma dose da vacina contra a febre amarela, mesmo que essa dose tenha sido aplicada há mais de dez anos. Temos acompanhado casos de pessoas amedrontada e que estão buscando uma dupla proteção. Isso não existe. Há até um risco para quem toma a vacina duas vezes”, alerta. 
O último balanço parcial da Prefeitura, com números registrados até quinta-feira, 18, Teresópolis tem um total de 160.100 pessoas imunizadas, sendo 144 mil na área urbana e 16 mil na rural. O número corresponde a 91% do público alvo, entre moradores e turistas. 
“Não estamos trabalhando com doses fracionadas. Aplicamos doses integrais e todas as pessoas podem ficar despreocupadas”, garante o subsecretário Antônio Henrique. 

Casos
A Secretaria de Saúde informa que a Fiocruz confirmou o quarto caso da doença no município: o de um morador do bairro Fonte Santa, que segue internado em quadro estável na enfermaria do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, da Fiocruz. O paciente trabalha durante a semana em Paraíba do Sul, em região de mata fechada, e retornava para casa nos finais de semana. A Secretaria determinou a realização de ação de bloqueio na Fonte Santa, para intensificar a busca de quem ainda não se imunizou. Equipes dos postos da Estratégia de Saúde da Família da Fonte Santa e do bairro vizinho Quinta Lebrão atendem toda a população da região, inclusive avaliando idosos e outras contraindicações para a vacina da febre amarela.
Com isso, até a tarde de sexta-feira, 19, Teresópolis registrava 4 casos de febre amarela: de um morador de Prata dos Aredes (48 anos) e que veio a óbito; de um morador de Água Quente (64 anos); de um morador da Fazenda Ermitage (54 anos) e de um morador do bairro Fonte Santa (18 anos).
 Quanto aos casos suspeitos, o da moradora do bairro Frades (45 anos) foi descartado, mas ela se encontra internada devido a infecção urinária. Existe outro sob investigação pela Fiocruz: o de uma moradora do bairro Tijuca (63 anos).

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Polícia prende homicida que tentou explodir a casa da ex-companheira em Teresópolis

POLÍCIA APURA HISTÓRICO DE PARTICIPAÇÃO EM ‘RACHAS’: Delegado fala sobre a investigação do crime

Problemas no atendimento da Enel em Teresópolis são discutidos na Câmara

Teresópolis promove primeiro encontro do Trade Turístico no município

PARNASO será palco do 1º Festival de Cinema Ambiental e de Montanhas de Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE