Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde alerta para os sintomas da bronquiolite viral

Número de casos da doença costuma aumentar durante o outono e o inverno

A bronquiolite viral, que ocorre com frequência entre o outono e o inverno, atinge, principalmente, bebês de até dois anos de idade. A doença é disseminada em ambientes fechados e de muita aglomeração.  – São nos primeiros anos de vida, quando o sistema imunológico ainda não está 100% maduro, que pode surgir a bronquiolite. Ela é decorrente da inflamação da parte final dos brônquios, os chamados bronquíolos, e os sintomas iniciais são bem parecidos com os de um resfriado – destaca o secretário estadual de Saúde, Sérgio Gama, que também é pediatra.
Segundo o secretário, as formas de contaminação são semelhantes às de contágio de outras doenças de inverno, como a gripe e o resfriado. – Ambientes fechados são locais perfeitos para a proliferação do vírus, que acontece por meio de secreções respiratórias e por contato. Ou seja, crianças que convivem em ambientes com grande aglomeração de pessoas, compartilham brinquedos com outras crianças, entre outras formas de contato, estão suscetíveis à doença – explicou o secretário.
A condição da doença não costuma ser grave, mas existem casos que exigem hospitalização, especialmente no primeiro semestre de vida. A falta de ar e os ruídos provocados por problemas respiratórios são sinais frequentes de maior gravidade. A qualquer sintoma, o responsável deve procurar o serviço médico. 
O Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é o principal causador da doença, que geralmente ocorre de forma branda e gera tosse, coriza, chiado no peito ou mesmo falta de ar em casos mais graves. – Esses sintomas podem ser confundidos com uma crise de asma. Somente o médico poderá identificar corretamente um caso de bronquiolite e o seu conjunto de sintomas – disse Gama.

 

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 23/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Chuvas já mataram 163 pessoas no Rio Grande do Sul

Prefeito de Teresópolis foi ao Tribunal para autorizar festa particular em rua

Vasco da Gama enfrenta o Náutico em Teresópolis

Corujão: novos horários de ônibus durante a madrugada em Teresópolis

Cidade turística, Gramado tem mais de 500 hotéis e restaurantes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE