Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SAÚDE: Beneficência e prefeitura vão discutir possível redução do atendimento

Em nota, governo municipal informa ter reforçado UPA para atender demanda e que vai cobrar explicações do hospital

Nesta segunda-feira (21), o governo municipal emitiu nota sobre a possível redução do número de atendimentos no Hospital Beneficência Portuguesa, contratado para ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde no setor de ortopedia no município. No documento, a Secretaria Municipal de Saúde disse não haver motivo para a diminuição do número de vagas e que, enquanto não resolve definitivamente a questão, que estaria sendo anunciada pela instituição, reforçou outra unidade de saúde para que a população não deixe de ser atendida. “A Prefeitura de Teresópolis informa que, conforme compromisso assumido no último sábado, adotou todas as providências necessárias para garantir a continuidade do atendimento em ortopedia à população, diante da paralisação parcial promovida pela Beneficência Portuguesa. Desde as primeiras horas desta segunda-feira, a UPA funcionou com estrutura reforçada, preparada para absorver integralmente a demanda, assegurando que nenhum cidadão ficasse sem atendimento”, informa o governo municipal.
Também no documento, encaminhado à redação do Diário no final da tarde desta segunda, a Prefeitura reitera “que não reconhece qualquer justificativa legítima para a interrupção, ainda que parcial, dos serviços por parte da Beneficência Portuguesa”. E reafirma, de forma categórica, “que não se submeterá a pressões, chantagens ou boicotes — venham de onde vierem — e adotará todas as medidas legais e administrativas cabíveis para garantir que nenhum serviço essencial à população seja interrompido”. Foi marcada uma reunião com a direção da Beneficência Portuguesa para a próxima quarta-feira (23), com o objetivo de solicitar esclarecimentos sobre a nota emitida pela instituição e entender os reais motivos que levaram à paralisação.

Em nota, a direção da Beneficência diz que, apesar de ter ocorrido no interior do prédio e envolver questões administrativas, a direção do hospital disse desconhecer o autor do alerta. Foto: Reprodução

‘Aviso sem autoria’
Quem buscou atendimento na unidade no último fim de semana foi surpreendido com um comunicado fixado no local de atendimento ao público. Porém, apesar de ter ocorrido no interior do prédio e envolver questões administrativas, a direção do hospital disse desconhecer o autor do alerta. “Com relação a nota publicada nas dependências do Hospital Nossa Senhora da Saúde em 18/07/2025, tratando de possível paralização parcial de atendimentos das clínicas de Ortopedia e Pediatria, a Beneficência Portuguesa tem a declarar: 1 – A Diretoria Executiva nunca, em momento algum, autorizou tal decisão quanto ao assunto, assim como consideramos irresponsável e inconsequente a vinculação de símbolo da instituição no texto publicado. 2 – Durante os últimos 14 meses, vimos tentando reuniões constantes com as gestões municipais e equipes prestadoras visando evitar paralizações que geram insegurança à população. Infelizmente, chegou-se ao ponto descrito. Continuamos esperançosos quanto a solução definitiva com as fontes envolvidas. RESUMINDO: Documento apresentado sem assinatura de responsável do conteúdo e sua ausência dificulta também atribuições de responsabilidades”, informa a nota assinado por Antônio Rodrigues Ribeiro, Diretor-Presidente da unidade.

Tags

Compartilhe:

Edição 22/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Acusados de grave violência contra menores são presos em Teresópolis

IFRJ Teresópolis lança edital para 35 vagas remanescentes em cursos gratuitos

Bando preso realizando venda de drogas no Barroso

Postos de saúde de Teresópolis realizaram 580 atendimentos laboratoriais na primeira semana

SAÚDE: Beneficência e prefeitura vão discutir possível redução do atendimento

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE