Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Saúde: Prefeitura terá programa para zerar filas em Teresópolis

Município inicia projeto de parceria com instituições privadas para regularizar atendimentos

Luiz Bandeira

A Secretaria Municipal de Saúde vai realizar uma iniciativa que tem o objetivo de zerar a imensa fila de atendimentos represados ao longo dos últimos anos, em consequência do empenho de vários atores do setor de saúde pública, no controle da pandemia de Covid-19. A expectativa do governo municipal é de que, até fevereiro do próximo ano, filas para variados procedimentos cirúrgicos, exames e consultas, sejam menores e voltem a níveis mais aceitáveis. Nesta segunda-feira, 24, a secretária municipal de Saúde, Dra. Clarissa Rippel Guita, esteve na redação do jornal O Diário e Diário TV e esclareceu como serão utilizado os cerca de R$ 5 milhões empenhados pelo governo do estado exclusivamente para a saúde do município e como será estruturado esse esforço, que começa já. “Para esse programa será feito um chamamento público, com todos os prestadores do município, médicos, clínicas que tiverem interesse em atender nossa demanda reprimida. São exames cardiológicos, exames de alta complexidade, tomografia, ressonância, doppler, ultrassom, eco cardiograma e consultas em várias especialidades clínicas e algumas especialidades cirúrgicas, como cirurgia vascular, cirurgia geral e proctologia. Serão atendidos todos os pacientes que nós temos já na fila da secretaria, serão contatados pelos técnicos da regulação e serão marcadas as datas para esses pacientes, irem fazer os seus exames, ou suas cirurgias ou as suas consultas”, explicou Clarissa.

Já esta semana a secretaria municipal de Saúde começa a empregar os recursos do governo estadual, com atendimentos no Hospital São José


A secretária destacou ainda que já nesta semana o trabalho será intensificado. “Essa fila já começa a ser reduzida essa semana com o Hospital São José. Eles já vão iniciar as cirurgias e as consultas de oftalmologia. O Hospital das Clínicas também já vai iniciar com as ressonâncias magnéticas que estão impactadas, então essa semana a gente já vai começar evoluir com essa fila. São mais de sete mil consultas no total, então nós vamos dividir isso ao longo dos meses… A gente pretende terminar isso em janeiro ou no máximo em fevereiro (2023)”, pontuou Clarissa Guita.

Pandemia afetou atendimentos
A médica à frente da secretária de Saúde admitiu ainda que as ações de combate à pandemia se sobrepuseram às atribuições já bem amplas da secretaria, provocando um represamento da demanda na saúde pública do município. “Várias metas foram suspensas, vários serviços foram fechados temporariamente, voltando só para o Covid-19. Então nós vamos aproveitar o investimento do estado, de mais de R$ 5 milhões, para atendermos a demanda dos pacientes da nossa cidade e tentarmos colocar a nossa saúde realmente em dia”, enfatizou.

Hospital estadual na cidade
Outra boa notícia, não só para Teresópolis, mas para toda a Região Serrana, é a promessa feita pelo governador Claudio Castro, reeleito para mais quatro anos de governo, de construção no município do Hospital Regional Estadual, “O prefeito já está avaliando a viabilidade do terreno. O governo vai entrar com o incentivo da construção e vai ser um polo, tanto para Teresópolis, como um polo regional. Então realmente os nossos pacientes que hoje precisam ser inseridos no sistema estadual de regulação e serem transferidos pra procedimentos e consultas, conseguiremos atendê-los aqui no município, tanto os nossos pacientes, do município, quanto os dos municípios vizinhos. Será um ganho enorme não para Teresópolis mais pra toda a região”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Clarissa Guita.


Edição 24/02/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Conta de água comercial com 100% de aumento ainda sem solução

MEIs: Contadora explica aumento no valor da contribuição previdenciária

Ação conjunta prende homicida em Itaipava

Viação Teresópolis atualiza tabela divulgada pelo Detro e informa novos valores

Jacarandá, um lugar para visitar em qualquer estação do ano

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE