A prefeitura de Teresópolis, seguindo a proposta do Ministério da Saúde de promover ações estratégicas de imunização para ampliar a cobertura vacinal e o acesso dos grupos populacionais não vacinados, em todo o país, vai iniciar, na próxima terça-feira, 14, uma campanha cuja primeira etapa será voltada para a vacinação dos alunos das creches e CMEI`s (Centros Municipais de Educação Infantil). De acordo com o cronograma, a primeira unidade a receber a ação será a Creche Amor Perfeito, no Pimentel, mas o objetivo é atender todos os alunos da Rede Municipal de Ensino.
“Montamos um Comitê de Coordenação para elaboração do Plano Municipal das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade 2023/2024, com ações estratégicas de imunização voltadas para o público-alvo da nossa cidade. A importância da vacinação não está somente na proteção individual, mas porque ela evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves, comprometendo a qualidade de vida e saúde das pessoas”, enfatiza a secretária de Saúde, Clarissa Rippel.
O Comitê de Coordenação do Plano é formado por servidores das secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social e Direitos Humanos. A gestora, Drª Edneia Tayt-Sohn Martuchelli Moço, explica que as atividades de vacinação de alta qualidade (Avaq) são executadas por meio do Programa Nacional de Imunização, no programa de rotina e em campanhas de seguimento, intensificações e ações extramuros.
“As ações têm sido um sucesso há mais de 40 anos, sendo a principal responsável pela eliminação e controle de várias doenças preveníveis por vacinas, como varíola, poliomielite, rubéola, síndrome da rubéola congênita, sarampo e tétano neonatal. No entanto, mesmo antes do início da pandemia de Covid-19, o mundo já estava passando por um período de declínio nas coberturas vacinais”, frisa a médica, pontuando que Teresópolis sempre apresentou coberturas vacinais altas, atingindo as metas propostas pelo Ministério da Saúde, considerando-se os anos de 2018 e 2019, em especial.
Mobilização
O Plano vai mobilizar os trabalhadores da saúde em salas de vacinação, as lideranças e os gestores locais para, através dos diferentes meios de comunicação e informação, se aproximar ainda mais da população e retomar os indicadores e as excelentes coberturas vacinais em Teresópolis. “Para atingirmos nossos objetivos, entre as estratégias que vamos adotar estão a realização do Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados por profissionais de saúde, vacinação nas escolas, vacinação para além das unidades de saúde, checagem da caderneta de vacinação e complementação das doses faltantes; vacinação extramuros em áreas de difícil acesso; e intensificação da vacinação em áreas de vulnerabilidade social e integrando-se com programas sociais já existentes”, enumerou drª Edneia.
CRONOGRAMA NOVEMBRO E DEZEMBRO
14/11: Creche Amor Perfeito, Pimentel;
16/11: Creche M. Profª Rosália Martins de Lima Silva, Fonte Santa;
21/11: CMEI José Maria Leitão Carneiro, Parque Ermitage;
23/11: Creche M. Sempre Viva, Meudon;
28/11: Creche M. Começando a Viver, Granja Guarani;
30/11: Creche M. Oscar Lobato, São Pedro;
05/12: Creche Comunitária da Coréia, Coréia;
07/12: Creche M. Doraci Dália Granito, Bonsucesso;
12/12: Creche M. Menino Jesus de Praga, Fonte Santa;
14/12: Creche M. Mariazinha Jannotti, Fátima;
18/12: CMEI José Guarilha Júnior, Sebastiana;
19/12: Creche M. Edomiro dos Reis Pacheco, Barra do Imbuí.
- O horário de aplicação das vacinas será definido pela equipe de imunização e a direção escolar e comunicado aos pais e responsáveis