Marcello Medeiros
Nos últimos meses, moradores de diversos bairros de Teresópolis têm sofrido transtornos por conta das obras da empresa Águas da Imperatriz, que está abrindo diversas vias para a instalação do futuro sistema que vai coletar o esgoto para a estação de tratamento, além da atualização da rede em alguns pontos. Não se faz omelete sem quebrar os ovos, logicamente. Porém, o que tem sido questionado é que quilômetros são abertos, enquanto a atualização ocorre, lentamente, em metros de ruas. Nesta quinta-feira (06), a reportagem do Diário ouviu o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Davi Serafim, sobre a proibição da empresa abrir novas valetas enquanto não concluir o que está em curso. “Se ela abriu 100 metros, tem que fazer a instalação que precisa e já fechar os 100 metros. É preciso manter essa distância entre o que está pronto e o que será feito, para evitar que essa situação continue. Por isso as novas obras foram suspensas e fizermos vistoria e auto de constatação em cada que está em curso, como por exemplo em Pimenteiras, onde ocorre o maior transtorno… Avisamos por ofício e estamos acompanhando cada etapa das obras”, pontuou Serafim.

Em entrevista à Diário TV, o secretário municipal falou também sobre o questionamento da população em relação à qualidade do recapeamento nos locais de obras. “A empresa também foi notificada sobre isso. A prefeitura tem uma Comissão de Fiscalização e ido a locais como a Rua Jaguaribe, na Fazendinha, e em Pimenteiras. Há locais onde a via teve que ser toda refeita e a Águas já puniu a empresa terceirizada para o serviço”, explicou.
A concessionária informa que vai realizar obras da rede coletora de esgoto na Estrada das Pimenteiras até abril de 2026. O trânsito no local ficará em meia pista, com períodos de ‘Pare e Siga’. “Os serviços serão realizados de segunda a sexta-feira, sempre das 7h às 17h. Para garantir a segurança dos moradores, pedestres e motoristas, a área será devidamente sinalizada. A concessionária solicita aos condutores que redobrem a atenção nessa região”, destaca a Águas.

Construção de elevatória de esgoto em Fátima
A Águas da Imperatriz iniciou nesta quarta-feira (05) a instalação de tapumes para início das obras da nova Estação Elevatória de Esgoto no final da Rua Coronel Sílvio Lisboa, no encontro com a Rua Josepha Jorge Copello, no bairro Fátima. Veículos grandes e caminhões deverão acessar rotas alternativas, devido ao estreitamento da via.
As obras começam na segunda-feira (10) e o trânsito ficará em meia pista. O estacionamento de veículos está proibido no local. Todo o trecho de obras está sinalizado para orientar os motoristas que devem redobrar a atenção ao circular pelo local. A intervenção acontece sempre das 7h às 17h. A previsão é que serviços aconteçam até 12 de dezembro. (Colaborou Maria Eduarda Maia)








