Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seas, Inea e PM embargam extração ilegal de areia em São José do Vale do Rio Preto

Equipamentos e materiais foram inutilizados e caso foi registrado na 104ª Delegacia

Equipes do Instituto Estadual do Ambiente e da Polícia Ambiental embargaram na manhã desta segunda-feira (14) um local de extração ilegal de areia no bairro Rio Bonito no município de São José do Vale do Rio Preto. A operação conjunta foi realizada por agentes da Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, do GGpar do Inea, e da 5a UPAM, do Comando de Policiamento Ambiental. “A retirada de areia dos rios sem o devido licenciamento é uma prática ilegal e caracteriza crime ambiental. A extração deste material, quando realizada de forma clandestina, impacta os recursos naturais e provoca danos aos cursos d’água. Nossas equipes de fiscalização estão atentas e atuam de forma firme em todo estado. Importante destacar a parceria com o CPAM para combater esta e outras práticas ilegais”, destaca o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
A operação foi deflagrada nas primeiras horas da manhã. Nenhum responsável estava no local no momento da chegada das equipes. Os agentes encontraram uma estrutura – uma espécie de balsa – com equipamentos de sucção para a extração do minério, o que confirma a prática criminosa. O equipamento foi inutilizado. Todo o material encontrado será removido pelo Inea. O caso foi registrado na 104ª Delegacia de Polícia, em São José do Vale do Rio Preto.
A extração ilegal de areia (sem licenciamento) pode causar danos ambientais como a supressão da mata ciliar, erosões das margens e assoreamento de rios. A prática é caracterizada como crime ambiental. De acordo com a Lei de Crimes Ambientais os responsáveis estão sujeitos a punições como multas e detenção de seis meses a um ano. O Inea reforça que denúncias de crimes ambientais em todo estado podem ser feitas pelo Linha verde, por meio dos telefones: 0300-2531177 (interior, com custo de ligação local) e 253-1177 (capital). Informações também podem ser enviadas pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia Rio”, disponível para usuários do sistema Android ou IOS. Neste caso, as denúncias podem ser acompanhadas por fotos e/ou vídeos, com garantia de anonimato.

Tags

Compartilhe:

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Teresópolis: Exames laboratoriais serão realizados em postos de saúde

16º GBM: Subtenente do quartel de Teresópolis brilha nos Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros

Secretaria de Segurança explica instalação de balizadores em Teresópolis

Seas, Inea e PM embargam extração ilegal de areia em São José do Vale do Rio Preto

DROGAS, NÃO! Proerd forma mais 800 alunos em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE