Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Cultura anuncia três grandes ações em Teresópolis

Confirmada a reforma da Casa da Memória, o início das obras do CEU e a implantação da Casa de José de Alencar

O secretário Wanderley Peres anunciou três importantes ações da Secretaria Municipal de Cultura: a reforma da varanda da Casa da Memória Arthur Dalmasso, o início da construção do CEU da Cultura, para o próximo mês, e o projeto da Casa de José de Alencar. “Havia um processo de licitação para projeto de restauro da Casa da Memória, que custaria R$ 150 mil. Substituímos esse projeto que não vingou por dois outros, de reforma e restauro, que conseguimos de graça junto à Universidade Estácio. Vamos usar o recurso economizado para a reforma emergencial, deixando o restauro para uma próxima etapa, quando for conseguido o recurso específico, que é em maior monta”, relatou.
Wanderley ainda anunciou o início da construção do CEU da Cultura para o próximo mês. “Depois de ter sido perdido pelo governo passado o recurso do CEU da Cultura, porque não arranjaram o terreno, o prefeito Leonardo Vasconcellos deu de presente a área de 4.000m2 da Prefeitura no Barroso, e conseguimos reativar o projeto junto à Secretaria Estadual de Cultura”, explicou o secretário, referindo-se à Arena Cultural CEU, equipamento público de uso cultural e de caráter comunitário com o qual Teresópolis foi contemplado pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal.
Segundo o secretário, toda a parte burocrática já foi cumprida e a Emop (Empresa de Obras e Serviços Públicos do Estado do Rio de Janeiro) definiu o início da obra para o próximo mês. “Embora tenha sido um dos últimos a serem confirmados entre os 19 CEUs que o Estado do Rio de Janeiro vai ganhar do Governo Federal, o de Teresópolis deve ser um dos primeiros a ser construído; e, ao lado dele, o prefeito já confirmou, também, a construção de um polo esportivo de 1.500m2, com quadra de futebol, raia de corrida e meia quadra de vôlei, além de equipamentos de ginástica e parquinho para as crianças”, destacou.
O projeto da Casa de José de Alencar, em frente ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, no Soberbo, também está andando e os procedimentos burocráticos sendo feitos. “Em litígio com vizinhos, já foi garantida a integridade da propriedade e a obra de reforma da casa existente será retomada em breve. Assim que for definido o projeto desse novo espaço da Cultura ele será anunciado pelo prefeito, e vai encantar, porque está ficando muito interessante”, disse o secretário.
Ele foi ao Ceará para conhecer casa similar, onde nasceu o famoso escritor, e trouxe de Fortaleza, além da promessa de parceria, diversas ideias para serem implantadas em Teresópolis, onde nasceu o romance O Guarani, às margens do Rio Paquequer. “E bem à sombra do Dedo de Deus, como bem vai se realizar o empreendimento cultural que visa o turismo literário, uma grande novidade para a região”, finalizou.

Terreno da Prefeitura onde será implantado o CEU da Cultura. Foto: Jorge Maravilha


Teresópolis 21/03/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Treinar pessoas é valorizar o negócio: o verdadeiro investimento na hotelaria

De Leonel Brizola a Eduardo Paes: o efeito dominó que empurrou o Rio para fora do mapa das cidades seguras

Direito de arrependimento na compra de passagens aéreas

21 de Março, Dia Mundial da Síndrome de Down

Carro fica destruído após grave acidente na Avenida Alberto Torres, em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE