Em parceria com a Firjan Sesi, a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) pretende ampliar a cobertura vacinal e fortalecer outras ações do setor no ecossistema de inovação. As iniciativas foram firmadas na última quarta-feira (03), durante o evento “Saúde Talks 2025: O congresso que debate inovação e produtividade para uma indústria mais saudável”, na Casa Firjan.
Na abertura, a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, assinou um Termo de Cooperação Técnica com a Firjan Sesi para fortalecer a imunização dos trabalhadores da indústria fluminense. O documento assinado também pelo presidente da Firjan Sesi, Luiz Césio Caetano, e pelo diretor-executivo da Firjan Senai Sesi, Alexandre dos Reis, orienta a colaboração para ampliar a cobertura vacinal e aproximar a saúde pública do cotidiano dos trabalhadores das indústrias.
“Esta parceria é muito importante porque vamos conseguir chegar aos trabalhadores das indústrias que representam milhares de pessoas em todo o estado. No Brasil erradicamos doenças graves com a vacinação em massa, não podemos perder essa expertise. Tenho certeza de que este é um passo fundamental para que possamos alavancar nossas coberturas e voltarmos a ter um cenário confortável com a população protegida das doenças”, ressaltou a secretária.
A parceria prevê que a SES-RJ será responsável pela articulação direta com os municípios, que fornecerão as vacinas e disponibilizarão as equipes para a execução das ações. Um dos destaques da iniciativa é a realização de campanhas de vacinação diretamente nas empresas associadas à Firjan Sesi, em articulação com as secretarias municipais de Saúde.
Acompanhada do subsecretário executivo Leonardo Ferreira e da coordenadora de Inovação, Emanuela Rainho, a secretária também assinou o Termo de Adesão ao projeto HUB de Saúde Firjan Sesi. O documento garante a participação estratégica em ações de inovação, tecnologia e articulação com o ecossistema de saúde.
Com essa adesão, a SES-RJ passa a ter acesso prioritário a startups e soluções tecnológicas, incluindo participação antecipada em rodadas de negócios, curadorias exclusivas e diagnósticos personalizados para aproximação com empresas voltadas à saúde e à Segurança e Saúde no Trabalho (SST). Além disso, a Secretaria passará a integrar o Grupo de Trabalho de Inovação em Saúde, contribuindo na proposição de temas e orientação das futuras rodadas de inovação. O subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, Mário Sérgio Ribeiro, também apresentou o painel “One Health” (Uma só Saúde).









