Juliana Ludwig
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis está realizando uma operação de fiscalização em empresas do bairro Meudon, após a denúncia de poluição no Rio Paquequer, que viralizou nas redes sociais no último dia 19 de setembro. Na ocasião, moradores registraram o curso d’água com coloração semelhante à de vinho, levantando suspeitas de despejo irregular de substâncias.

Segundo o secretário Leonardo Maia, todas as empresas da região estão sendo vistoriadas e notificadas: “As empresas estão sendo notificadas a apresentar a comprovação documental, sobretudo aquelas que possuem produção de efluentes. Até segunda-feira teremos um panorama geral sobre as notificações”, destacou. O prazo dado para que as empresas apresentem a documentação é de 10 dias. O panorama geral das autuações será divulgado na próxima segunda-feira, 29 de setembro.

Crime ambiental
Leonardo reforçou que situações como essa configuram crime ambiental: “Teresópolis sofre há décadas com esse tipo de ocorrência: não só o despejo irregular em rios, mas também descarte de entulho, movimentação de terra sem licença e supressão de vegetação. Desde o início da nossa gestão, já aplicamos quase R$ 2 milhões em multas e encaminhamos dezenas de ocorrências ao Ministério Público, muitas delas já transformadas em inquéritos civis.”


Empresas estão sendo notificadas a apresentar documentação em até 10 dias. Foto: Plantão O Diário
O secretário ressaltou ainda que, neste caso específico, ainda é cedo para identificar os responsáveis ou a substância descartada. O trabalho segue em conjunto com o INEA, e os responsáveis poderão ser multados e sofrer outras sanções previstas em lei.
Denuncie
Qualquer pessoa pode acessar o Sistema Eletrônico Municipal da Prefeitura (eOuve) por meio do site – www.teresopolis.rj.gov.br –. Você também pode baixar um aplicativo em seu smartphone, podendo fazer sua solicitação 24h, todos os dias da semana. Outros canais são o atendimento presencial na sede da Ouvidoria Geral (Av. Lúcio Meira, 375, sala 105 – Centro Administrativo Municipal Manoel Machado de Freitas, na Várzea), de segunda a sexta, das 9h às 18h (durante a vigência de decreto municipal de enfrentamento à pandemia); os telefones 162, (21) 2742-5074, (21) 2742-8761 e (21) 98126-4038 (WhatsApp) e o e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br.