Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Saúde fará levantamento sobre infestação do mosquito Aedes aegypti

Em parceria com o Unifeso, equipe do Setor de Zoonoses vai visitar bairros mais populosos

A Divisão de Vigilância Ambiental/Secretaria Municipal de Saúde irá realizar uma ação de combate à dengue em diversos bairros, na primeira semana de agosto. O trabalho será feito por equipes do Setor de Zoonoses junto com estudantes de Medicina Veterinária do Unifeso – Centro Universitário Serra dos Órgãos. Entre os dias 2 e 6 de agosto, os agentes vão realizar o Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti (LIRAa), através de visita domiciliar, orientação dos moradores e coleta de larvas em pontos de água parada. “Essa ação, junto com a ajuda dos alunos de Medicina Veterinária, é de extrema importância para sabermos o índice de infestação do mosquito em uma determinada localidade”, explica a coordenadora do Setor de Zoonoses, Eveline Ribeiro.Os locais serão distribuídos por sorteio e o levantamento vai acontecer nos seguintes bairros: Alto, Barra do Imbuí, Fonte Santa, Granja Guarani, Meudon, Quinta Lebrão, São Pedro, Tijuca e Várzea.
Eliminar os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do mosquito Aedes aegypti – é rápido e fácil. A população não pode esquecer de tampar os tonéis e caixas d’água, manter calhas sempre limpas, deixar garrafas e recipientes com a boca para baixo, limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia, manter lixeiras bem tampadas e ralos limpos e com aplicação de tela, além de manter lonas para materiais de construção e piscinas sempre esticadas para não acumular água.

Sintomas
Os sintomas de dengue, chikungunya ou zika são bem parecidos. Eles incluem febre, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele, manchas vermelhas pelo corpo, além de náuseas, vômitos e dores abdominais. Ao sinal desses sintomas , a orientação do Ministério da Saúde é procurar imediatamente a unidade ou serviço de saúde mais próximo de sua residência .

Números
Segundo dados do Ministério da Saúde, de janeiro a 14 de novembro de 2020 foram registrados 971.136 casos de dengue, com taxa de incidência de 462,1 casos por 100 mil habitantes no país. Neste período, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Mato Grosso apresentaram as maiores taxas de incidência de casos de dengue no Brasil neste ano.  No período foram confirmados 528 óbitos por dengue. Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul concentravam 76,8% dos casos (401). Os dados ainda estão em processo de atualização e digitação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), e, segundo a pasta, podem sofrer alterações.  No mesmo período deste ano foram notificados 78.808 casos de chikungunya, com taxa de incidência de 37,5 casos por 100 mil habitantes no país. Os estados da Bahia e do Espírito Santo concentravam 67,4% dos casos (53.154). Foram confirmados 25 óbitos por chikungunya nesse período.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE