Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Saúde reforça combate ao mosquito Aedes aegypti

Saiba como denunciar locais com risco de proliferação do transmissor da dengue, zika e chikunguya

 

Para lembrar a população que a incidência do mosquito transmissor da dengue, zika e chikunguya, o Aedes aegypti, aumenta no verão, a Prefeitura de Teresópolis, por meio da Divisão de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, montou uma tenda no centro da cidade com o objetivo de orientar as pessoas sobre a importância das ações de prevenção e combate à proliferação do mosquito.
A ação de conscientização e sensibilização sobre o tema aconteceu esta semana na Calçada da Fama, na Várzea, e atraiu diversas pessoas. Foram distribuídos panfletos e houve orientação à população. Também foi utilizado um microscópio para visualização dos estágios da larva do Aedes aegypti, despertando a curiosidade dos que passavam pelo local.
Os agentes de endemias mostraram a importância da colaboração da população no auxílio, prevenção e combate do mosquito. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Marina Gonzalez Barandela Aleixo, salientou a importância de se realizar o cuidado para evitar possíveis locais de foco do mosquito: “Temos que fazer ações preventivas e envolver toda a população no combate ao vetor para evitar o surgimento da doença, não deixando água parada em garrafas, pneus, calhas e outros locais onde o mosquito possa vir a se proliferar”, esclareceu.
A aposentada Denair Ribeiro da Silva aprovou a campanha. “É maravilhoso isso. Tem que fazer sempre para evitar a doença o máximo que pudermos”, disse a aposentada, que aproveitou para levar para casa os panfletos informativos distribuídos pela equipe de Vigilância Ambiental em Saúde.

Explicação para a população
Durante a ação, os agentes Carlos Eduardo Lessa, Augusto da Silva, Robson Giovane e José Antônio Ferreira distribuíram materiais informativos e orientaram os pedestres. Os folhetos “10 minutos salvam vidas” e O “Dedezinho contra Dengue, Chikungunya e Zika!” ensinam as pessoas que é possível evitar a proliferação do Aedes aegypti com apenas dez minutos por semana. Também foi distribuída uma cartilha com passatempos que, de forma divertida, ensina o que deve ser feito para combater o Aedes. 
A população também foi informada sobre o que fazer para evitar a leptospirose e como agir em caso de enchentes. Além da ação na Calçada da Fama, a equipe da Vigilância também realiza ações periódicas nos bairros da cidade e em residências, orientando, combatendo e atendendo também em casos de denúncias. Todos os agentes que atuam nos bairros e nas casas estão sempre devidamente identificados.
Denúncias de locais que podem colocar a população em risco podem ser feitas pelo telefone da Ouvidoria Geral (21 2742-5074) ou pelo aplicativo e-Ouve (Em https://eouve.com.br), sistemas que que irão gerar um número de protocolo para acompanhamento pelo reclamante.

 

 

Tags

Compartilhe:

Edição 17/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Incêndio atinge vegetação no Vale Alpino em Teresópolis após queima de lixo

Ministério Público cumpre mandados contra integrantes de facção criminosa de Teresópolis

FEPORT 2025: Competições e exposições da raça Manga-Larga Marchador confirmados

Começam as alterações no trânsito da Tijuca em Teresópolis

Atleta teresopolitana conquista pódio no Iron Biker Brasil 2025

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE