Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria de Segurança tenta identificar vândalo que destruiu grade no canteiro central

Homem pode ser autuado por dano ao patrimônio público. Monitoramento da região central será ampliado

Marcello Medeiros

Tem um ditado antigo que diz que “muito ajuda quem não atrapalha”. Mas, tão de outrora quanto esse pensamento é a falta de educação de boa parte da população, que no lugar de contribuir com o crescimento do município, gasta tempo e energia para destruí-lo. Um dos exemplos dessa falta de cidadania ocorreu na tarde da última terça-feira (10), quando um homem foi flagrado destruindo parte da grade instalada no canteiro central para evitar travessias em locais inadequados ao longo da Avenida Lúcio Meira, na Várzea. A situação está sendo acompanhada pela GCM, que trabalha para identificar e responsabilizar o vândalo, que teria ficado ‘irritadinho’ por não conseguir cruzar a pista onde queria e por isso teve que gastar um pouco mais de sapato.
“Isso é um absurdo, é um tipo de coisa que não pode se repetir. É dano ao patrimônio público e desperdício de dinheiro público, porque quando alguém destrói alguma coisa, temos que gastar para recuperar isso”, relatou ao Diário nesta quarta-feira (11) o agente da Guarda Civil Municipal Adriano Salomão. Ele relatou ainda que, além da filmagem realizada por um popular, que viralizou nas redes sociais, imagens de câmeras de monitoramento de estabelecimentos comerciais estão sendo utilizadas para fazer a identificação do infrator.
Adriano explicou ainda que outros equipamentos, com melhor qualidade de vídeo, serão instalados em novos pontos da cidade, permitindo que a GCM monitore possíveis outros ataques e, mais do que isso, analise locais onde seja necessária a intervenção de um agente para que o trânsito possa fluir melhor.

GCM instalou faixa alertando pedestres que travessia deve ser feita nas faixas próximas. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

‘Estressadinho’ pode pegar detenção
O vândalo foi flagrado caminhando ao lado do canteiro central, ao lado da ciclofaixa, até o cruzamento a Avenida Lúcio Meira com a Rua Jornalista Délcio Monteiro, na Várzea, onde descontou toda sua ‘raiva’ na estrutura instalada pela prefeitura. O delito praticado pelo homem está previsto no Artigo 163 do Código Penal, que prevê pena de até seis meses de detenção. Além disso, a responsabilização civil prevê a exigência de ressarcimento do dano causado.

Faixa para os desavisados
O ‘estressadinho da Várzea’ teria tentado atravessar em frente a um supermercado metros antes, se deparado com a grade e tentado ataca-la. A partir daí, passou a ser filmado e, logo à frente cometeu o ato de vandalismo. Para evitar que outras pessoas só percebam que não é mais possível cruzar a Avenida Lúcio Meira em frente ao Armazém do Grão, onde a faixa de pedestres inclusive foi apagada, a GCM instalou uma sinalização enorme indicando que a travessia deve ocorrer, de forma segura, nas passagens sinalizadas na pista alguns poucos metros depois, nos dois sentidos da avenida.

Agente da Guarda Civil Municipal, Adriano Salomão relata que, além da filmagem que viralizou nas redes sociais, imagens de câmeras de monitoramento de estabelecimentos comerciais estão sendo utilizadas para fazer a identificação do infrator. Foto: Maria Eduarda Maia / O Diário

Motoqueiro e corredor
De acordo com a secretaria municipal de Segurança, o gradeamento tem como objetivo condicionar a travessia de pedestres apenas em pontos onde ela deveria ocorrer naturalmente – as faixas. Isso porque, até então, muitos pedestres têm cruzado o grande fluxo de veículos em qualquer lugar, se colocando em risco e também em perigo outros envolvidos no trânsito. Dezenas de atropelamentos foram registrados nesse trecho nos últimos anos. Outro problema são os motoqueiros, que frequentemente pulam o canteiro central, sem se preocupar se vão atingir pedestres, ciclistas ou veículos, para “ganhar minutos” no seu dia.


Tags

Compartilhe:

Teresópolis 11/02/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Carnaval: 30º BPM com efetivo reforçado e ajuda da tecnologia

Grave colisão envolvendo três veículos na RJ-130

Secretaria de Segurança tenta identificar vândalo que destruiu grade no canteiro central

Veja como vai ficar o trânsito em Teresópolis nos dias de Carnaval

Homem é detido após perturbação de sossego em prédio no Alto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE