Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria do Ambiente e Sustentabilidade e Inea lançam o programa Recicla RJ

?A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançaram o programa Recicla RJ, que irá criar estratégias de apoio à cadeia produtiva da reciclagem. A iniciativa visa promover a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense por meio de ações estruturais e estruturantes de fomento à categoria.

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) lançaram o programa Recicla RJ, que irá criar estratégias de apoio à cadeia produtiva da reciclagem. A iniciativa visa promover a inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense por meio de ações estruturais e estruturantes de fomento à categoria.

O programa tem por objetivo projetar e sistematizar a cadeia produtiva de reciclagem no estado do Rio de Janeiro, com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis, assim como aumentar os índices de coleta seletiva nos municípios. Dentre as principais metas da iniciativa, está promover assessoria técnica gerencial e operacional para 100 organizações de catadores de materiais recicláveis em todo o território fluminense, além de capacitar gestores e técnicos de todos os 92 municípios em implantação de sistemas públicos de coleta seletiva.

– O Recicla RJ irá fomentar a educação ambiental e otimizar a gestão de resíduos sólidos em nosso estado ao mesmo tempo em que promoverá a inclusão, a valorização e o protagonismo da categoria de catadores de materiais recicláveis do Rio de Janeiro – explicou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, durante o lançamento, nesta terça-feira, dia 15.

Para Custódio Chaves, catador de 62 anos que há 21 trabalha com a reciclagem organizada, a iniciativa dos órgãos ambientais estaduais é fundamental para o reconhecimento da categoria no estado.

– Grande parte das pessoas aderiu à catação nos últimos dois anos por necessidade, por causa do aumento do desemprego. Agora, renasce no Rio de Janeiro a oportunidade de termos uma maior inclusão na área. Com este projeto, nasce para nós uma luz no fim do túnel – afirma representante do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR).

Tags

Compartilhe:

Edição 28/03/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prefeitura diz que merenda ruim é pontual e que a denúncia do SindPMT foi genérica

Adiado o pregão para compra de insumos para o hemonúcleo municipal

OAB e Unifeso promovem curso de Direito Previdenciário

Prefeitura já tem as organizações que deverão contratar trabalhadores para substituição do POT

Rua Dr. Aleixo continua interditada

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE