Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretaria Municipal de Educação recebe corpo diretivo das escolas da rede

Encontro realizado no Clube Comary trabalha a importância do diálogo, da escuta ativa e do protagonismo nos espaços educacionais

Diretores, auxiliares de direção, orientadores pedagógicos e secretários-gerais participaram nesta quinta-feira (30), no Clube Comary, da 1ª Reunião com Equipes Diretivas da Rede Municipal de Ensino de Teresópolis 2025. O evento contou com apresentação das equipes que irão coordenar os setores da SME e também com performances musicais e de dança de alunos, ex-alunos e servidores da secretaria, marcando a proposta da Educação para o ano: “Vozes que Transformam: Nada Sobre Nós, Sem Nós”. O tema nos convida a refletir sobre a importância do diálogo, da escuta ativa e do protagonismo nos espaços educacionais.
O Prefeito Leonardo Vasconcellos e a vereadora professora Amanda Albuquerque estiveram presentes ao encontro, que marcou a abertura oficial do Ano Letivo. “Nós queremos transformar a educação desta cidade. O nosso compromisso é que todos que busquem a escola pública sejam bem atendidos. Não abro mão de fazer um governo em que a comunidade escolar tenha um serviço de excelência e professores com os seus direitos em dia e com todos materiais necessários para ensinar os alunos. Vamos fazer a educação de Teresópolis ser a bandeira do município e do estado!”, enfatizou o Prefeito.

Prefeito Leonardo Vasconcellos e Carla Rabello, secretária de Educação, na abertura oficial do ano letivo. Foto: Jonathan Martins / AsComPMT

Contratação de professores
Leonardo pontuou sobre o empenho da nova gestão para que a rede municipal de ensino tenha professores em todas as salas de aula. Entre as ações estão a contratação de 83 professores para as turmas dos Anos Iniciais e publicação de edital para contratação de 86 professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Os processos são feitos por meio de edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária.

União e inclusão
A Secretária de Educação, Carla Rabello, agradeceu a presença de todos e destacou a união como ponto forte para superar desafios e alcançar uma educação de qualidade e verdadeiramente inclusiva. “Nós temos muitos desafios, como garantir que todas as salas de aula tenham um professor, melhorar a qualidade da nossa estrutura física, valorizar os nossos professores e melhorar a qualidade da aprendizagem dos alunos. Vamos trabalhar juntos, em união com todas as escolas, professores, pais e responsáveis, para que tenhamos um ano de muitas conquistas e uma educação de qualidade e inclusiva!”, frisou Carla Rabello, agradecendo a presença de todos.

“Vozes que Transformam”
O Ano Letivo de 2025 terá como proposta de ação “Vozes que Transformam: Nada Sobre Nós, Sem Nós”, que enfatiza a importância de ouvir todas as vozes e cuidar de todas as pessoas. A força das vozes que ressoam dentro das escolas, cada estudante, professor, agente de creche, pais e responsáveis, membro da comunidade, cuidador, leitor, orientador, secretário, todos contribuem para o funcionamento da escola. O tema nos convida a refletir sobre a importância do diálogo, da escuta ativa e do protagonismo nos espaços educacionais.
Para exemplificar a proposta, o evento contou com momentos especiais, como as apresentações culturais de alunos e ex-alunos da rede municipal. Millena Andrade, aluna da escola Vera Pedrosa, que tem baixa visão, cantou lindamente “Saber Quem Sou”, do filme Moana, e Landa Anjos, servidora do Setor de Estatística e Matrícula, que animou o público com “Paz e Amor”, da dupla Jorge e Mateus.
Yuri Rodrigues, ex-aluno do CEHPT (Centro Educacional Helena de Paula Tavares), toca violino há 11 anos e é membro da Orquestra Profissional Feso Pro Arte. “Agradeço todo o apoio e incentivo que recebi no CEHPT”, disse o músico. Yago Blaze, também é ex-aluno do CEHPT e, junto com Léo Web e Fernanda Belinha, fez uma apresentação de dança. “Tudo isso foi plantado na escola quando eu e meus irmãos fomos incentivados a montar um grupo de dança. Hoje estou aqui com alunos da minha escola de dança. É uma honra ter recebido este convite da Secretaria de Educação”, frisou o coreógrafo, bailarino e músico.
A volta às aulas na Educação Municipal de Teresópolis ocorre na próxima quarta-feira, 5 de fevereiro.


Tags

Compartilhe:

Edição 31/01/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Cultura de Raiz celebra música, tradição e homenagem a Dorival Caymmi

REVITALIZAÇÃO E EXPANSÃO: Casa de Cultura se prepara para um novo ciclo de atividades

Secretaria Municipal de Educação recebe corpo diretivo das escolas da rede

Piso Salarial Profissional do magistério público tem reajuste de 6,27%

Presidente dos Correios diz que gestão anterior sucateou empresa

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE