Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Secretário de Saúde explica descentralização da vacinação contra a Covid-19

Objetivo é agilizar atendimento e incentivar procura pelo imunizante nas unidades dos bairros

Luiz Bandeira

Nesta terça-feira, 07, o secretário de Saúde do município, Antônio Henrique Vasconcelos atendeu a reportagem do jornal O Diário e Diário TV para falar sobre a descentralização da vacinação contra a Covid-19. A partir de agora não funciona mais o esquema de vacinação drive-thru, onde a população era atendida dentro do próprio carro para se vacinar e nem os três pontos centralizados de atendimento. O esquema agora será nos postos de saúde como explicou o responsável pela pasta. “A partir de agora as vacinas estão descentralizadas nas unidades de saúde. Nós lançamos no site da prefeitura um calendário com todos os dias de vacinação por unidade, então não quer dizer que a unidade vai ter vacina todos os dias disponível, mas tem um calendário que a população pode acessar e descobrir quais os dias que a vacina vai estar liberada naquela comunidade”, pontua. O mesmo esquema será feito também no Segundo e Terceiro distrito da cidade. “Bonsucesso vai ter vacina no posto de saúde, não no drive-thru. Pessegueiros vai ter no posto de saúde e não no drive, na secretaria de Saúde não mais. Nós estamos preparando a secretaria de Saúde para fazer um dia de drive para vacinação de H1N1, não do Covid-19 e sim para chamar a população para vacinar contra H1N1”, explica o secretário.
Estamos no último mês do ano, portanto pedimos a Antônio Vasconcellos para fazer um balanço do enfrentamento do Covid-19 nestes 12 meses. “Esse ano foi um ano, como o ano passado, um ano atípico. A única luz que nós tínhamos em relação a esse ano era a vacinação e a vacinação chegou, inicialmente aos poucos, chegavam 200, 300 doses, mas hoje nós já recebemos quatro mil, o que possibilitou fazer essa descentralização, se não acontecesse isso a gente não conseguiria descentralizar as vacinas. Chegamos a cobertura no município, muito boa de vacinação”, frisou.
O secretário falou também dos números da cobertura vacinal na cidade. “Estamos digitando ainda os dados no sistema do ministério, mas nós já computamos no município, uma cobertura de segunda dose com mais de 65%, já estamos chegando aos 70% de cobertura da segunda dose, o quê é formidável. Vale alertar que ainda tem pessoas que infelizmente não fizeram nem a primeira dose, isso aí é pra chamar atenção da sociedade pra isso, pra esse momento importante”. 

Internações
Antônio Henrique disse ainda que os casos de internações continuam diminuindo. “Com a vacinação diminuímos drasticamente os casos de Covid-19, hoje, 07, nós temos um internado, esperamos o dia de não ter nenhum internado, já desativamos todos os leitos (Covid-19) do Hospital São José, hoje o HSJ não faz atendimento a Covid-19, só o Hospital das Clinicas Constantino Otaviano que faz esse atendimento em Teresópolis e ainda mantemos todas as medidas restritivas, embora os números sejam favoráveis, a bandeira seja verde, mas o uso de máscara, evitar aglomerações ainda é solicitado pela Secretaria de saúde”.

Reforço
A Secretaria Municipal de Saúde vem seguindo o Plano Nacional de Vacinação e já avançou bastante no esquema vacinal, adiantando a dose de reforço à população. “A terceira dose está em andamento, nós já estamos nos 50 anos, fazendo a dose para pessoas com 50 anos ou mais e pessoas com mais de seis meses de imunização, como os profissionais de saúde que já fizeram também a dose de reforço, estamos andando bem com a dose de reforço da vacina”, explica Antônio Henrique.

Festas de fim de ano
Alguns municípios do estado do Rio de Janeiro já adiantaram que não realizar festas de fim de ano e Carnaval por conta de restrições sanitárias. Então, questionamos ao secretário como será feito em Teresópolis. “Não é a Secretaria de Saúde quem libera e sim o gabinete de crise comandado pelo prefeito Vinicius Claussen. Nós trabalhamos juntos com os prestadores com a área técnica da Secretaria, mas nós estamos ainda muito cautelosos com liberação de festas, acreditamos que a sociedade precisa crescer, o comércio precisa funcionar, mas festas ainda somos bem receosos, quanto às festas no município é um passo de cada vez, nós vamos acompanhar a pandemia e vamos dizendo os passos futuros do município, mas acreditamos como todo os municípios, eu acompanho 92 municípios do estado do Rio de Janeiro e todos estão cautelosos quanto às festas de final de ano”, finalizou Antônio Henrique.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE