Luiz Bandeira
A Prefeitura de Teresópolis anunciou esta semana ter dado mais um passo na ampliação da rede de saúde do município com a desapropriação de um novo imóvel, no centro da cidade, que será destinado ao atendimento da população. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote, em entrevista exclusiva. Embora o uso específico do prédio localizado no número 766 da Avenida Delfim Moreira ainda esteja em definição, o secretário adiantou que a medida faz parte de um planejamento estratégico para fortalecer a estrutura de atendimento público. “Esse imóvel representa mais um equipamento importante que chega para fortalecer a nossa estrutura de saúde. Ainda não está totalmente definido como ele será utilizado, mas posso adiantar que será voltado para o atendimento da população”, afirmou Dr. Gallote. Segundo ele, reuniões internas e deliberações com o prefeito Leonardo Vasconcelos devem definir em breve a finalidade exata do espaço, sempre com o foco em ampliar e qualificar os serviços oferecidos. A nova aquisição integra uma série de ações voltadas à reestruturação da saúde pública na cidade. Um exemplo recente é a reforma completa da unidade de cuidados intermediário em saúde 24h Eitel Abdallah, que, de acordo com o secretário, foi além da estética: “Foi uma reforma estrutural completa. Com isso, conseguimos ampliar consideravelmente a capacidade de atendimento. A unidade, que antes não atendia em sua totalidade, hoje já conta com estrutura para isso.”
Ainda neste mês, está prevista a reforma da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), como parte dos investimentos em infraestrutura e condições de trabalho para os profissionais da área. “Esse novo imóvel vem para somar a esses avanços. Estamos num processo contínuo de evolução, com planejamento de curto e médio prazo”, destacou.

Sobre críticas recorrentes nas redes sociais a respeito de superlotação e deficiência nos serviços de saúde, o secretário foi categórico ao negar que elas reflitam a realidade. “Essas críticas geralmente circulam em redes sociais e não refletem a realidade dos nossos dados. O atendimento em Teresópolis tem evoluído bastante, tanto em qualidade quanto em quantidade”, afirmou, ressaltando ainda que o aumento na procura é um indicativo da confiança da população – inclusive de pacientes de municípios vizinhos, como Guapimirim – nos serviços oferecidos.