O município recebeu neste domingo, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. Na pauta, foram avaliadas medidas emergenciais que o Governo Federal dispõe como recursos para auxiliar as pessoas atingidas e reparar os danos nas regiões afetadas pelas fortes chuvas que castigam a Região Serrana desde a última sexta, 22. A reunião contou com a presença de vereadores e secretários.
O grupo visitou a comunidade do Perpétuo, no bairro de São Pedro, e a Rua da Mata, no Barroso, pontos críticos localizados na parte alta da Serra dos Cavalos e que apresentam rachaduras no solo, para avaliação e definição de planos de trabalho.
“Essas são as áreas de risco geológico mais preocupantes no momento. Por isso, mostramos ao secretário Wolnei Wolff a urgência de uma resposta de mitigação de risco por meio de um plano humanitário e de recuperação das áreas atingidas”, explicou o Prefeito Vinicius Claussen.
“Nossa presença em Teresópolis é uma demonstração clara de apoio do Governo Federal”, pontuou o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. “Temos recursos para apoiar esses planos. As pessoas que sofrem com esses desastres naturais precisam do melhor atendimento, no menor tempo possível”, ressaltou Wolnei Wolff, destacando a importância da atuação da Prefeitura em criar um Grupo de Mobilização para orientar os moradores a deixarem a área de risco.
Desde sábado, 23, Teresópolis vem recebendo equipamentos e veículos do DER-RJ (Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro) e do INEA (Instituto Estadual do Ambiente) para auxiliar o município na desobstrução e limpeza de vias e acessos.
O prefeito de Teresópolis agradeceu o apoio do Governador Claudio Castro e do presidente Lula.