Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SEDCON e PROCON-RJ alertam sobre sites fraudulentos e dão dicas para evitar golpes

Confira as orientações para evitar prejuízos e aproveitar as ofertas de forma segura durante a maior data de compras do ano

Com a aproximação da Black Friday, a Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e o Procon do Estado do Rio de Janeiro (PROCON-RJ) reforçam o alerta para que os consumidores estejam atentos aos sites fraudulentos e adotem cuidados redobrados ao realizar compras pela internet. A secretaria e a autarquia mantem uma lista de sites não confiáveis que é atualizada constantemente e pode ser acessada o ano todo no portal oficial do PROCON-RJ. O secretário da SEDCON, Gutemberg Fonseca, reforçou a importância dessa ferramenta para os consumidores. “A Black Friday é uma excelente oportunidade de economizar, mas é preciso que o consumidor fique atento a possíveis golpes e fraudes que se intensificam nessa época do ano. A SEDCON e o PROCON-RJ monitoram e atualizam a lista de sites não confiáveis para orientar o consumidor e reduzir os riscos. Recomendamos que todos verifiquem a reputação dos sites antes de finalizar qualquer compra”, afirma o Secretário.

A lista de sites não confiáveis, que inclui endereços virtuais que apresentam indícios de fraude ou práticas comerciais enganosas, está disponível para consulta no link: https://drive.google.com/file/d/12ea-qPPjOBf3iUHKSo3kgmntqhlxV12f/view

O presidente do PROCON-RJ, Marcelo Barboza, alerta que é importante que os consumidores consultem a lista regularmente antes de realizar compras, além de buscar a reputação dos sites no consumidor.gov.br e em sites específicos para isso. “Antes de realizar uma compra, é importante que o consumidor faça pesquisas sobre a reputação do site. Existem diversas ferramentas disponíveis na internet para que isso seja feito e também devem buscar informações com outros possíveis consumidores. Listamos algumas dicas para que aproveitem a data com segurança”, informa Barboza.

Dicas de Segurança para a Black Friday
Além de consultar a lista de sites não confiáveis, a SEDCON e o PROCON-RJ orientam os consumidores a seguirem algumas precauções ao comprar online:

  • Pesquise sobre os produtos e os sites: Antes de comprar, verifique a reputação do site em portais de reclamação, como o consumidor.gov.br. É importante também verificar se o site fornece informações claras sobre a empresa, como CNPJ, endereço e telefone de contato.
  • Verifique a URL e a segurança do site: Certifique-se de que o site possua o cadeado HTTPS na barra de endereços, indicando que a comunicação é segura. Fique atento a sites com URLs que imitam grandes marcas, mas possuem pequenas variações.
  • Cuidado com ofertas “imperdíveis”: Desconfie de descontos extremamente baixos, que podem ser um sinal de fraude. Os golpistas costumam atrair vítimas oferecendo preços muito abaixo da média de mercado.
  • Evite fazer compras em computadores compartilhados: Nunca realize compras em locais públicos, como lan houses ou cybercafés, onde a segurança da sua informação pode ser comprometida.
  • Não forneça documentos pessoais sem necessidade: O Procon-RJ orienta nunca enviar cópias de documentos durante o processo de compra online, mesmo que o vendedor solicite. Isso pode ser uma tentativa de golpe.
  • Escolha formas de pagamento seguras: Embora não seja possível indicar um método de pagamento único e seguro, o Procon-RJ recomenda que o consumidor escolha meios de pagamento que garantam maior segurança, como o cartão de crédito, que oferece proteção em caso de problemas com a entrega do produto ou cobrança indevida.

Denúncias e reclamações
Em caso de dúvidas ou para fazer denúncias sobre fraudes, os consumidores podem entrar em contato com a SEDCON, através do Fala Consumidor, ou do PROCON-RJ pelos seguintes canais: Fala Consumidor (SEDCON): (21) 99336-4848 / 0800 2020 143 / atendimento@se dcon.rj.gov.br PROCON-RJ: 151 / (21) 97915-4700 / (21) 98104-5445

Tags

Compartilhe:

Edição 21/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Dependência, Independência ou interdependência?

O Amor pelo Rio e o G-20

Programa “Limpa Rio” não resolve situação do Paquequer

Diplomação dos eleitos em Teresópolis será no dia 19

Resgatada de maus tratos, cadela Jade ainda não encontrou um novo lar

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE