Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sede local do PETP inaugurada e aberta para visitação

Unidade, localizada às margens da BR-116, oferece atrativos diferenciados de turismo ecológico

Cumprindo a agenda de trabalho do Governador Cláudio Castro e comitiva em Teresópolis nesta terça-feira, 06, pelo 130º Aniversário da Cidade, a Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) inauguraram a subsede Vale da Revolta do Parque Estadual dos Três Picos. O espaço amplia a conservação ambiental da Mata Atlântica fluminense e será mais um equipamento turístico do município com potencial para gerar empregos na região.  Em uma área total de 3.811 metros quadrados, os órgãos ambientais estaduais construíram a sede administrativa, o centro de visitantes, o espaço para apoio ao lazer, a casa do pesquisador, o alojamento de guarda-parques, o camping, o estacionamento e os banheiros. Há ainda previsão de criação de um restaurante, além de trilhas para diferentes tipos de público. "Esta inauguração tem grande importância devido ao potencial do núcleo em atrair investimentos, concessões e ações de conservação, gerando empregos, movimento e ganhos à economia local", afirmou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha.
Localizado na antiga Fazenda Vale da Revolta, no km 83,5 da Rio-Bahia, o projeto do novo espaço do parque conta com conceitos sustentáveis na arquitetura e construção, como aproveitamento de energia solar por meio de placas fotovoltaicas para aquecimento da água, biodigestor e captação e aproveitamento de água da chuva. Responsável pela proteção de importante fragmento de Mata Atlântica, que sofre a pressão de uma rodovia e duas comunidades, o núcleo Vale da Revolta tem um diferencial em relação aos outros parques com sede no município. "O local abriga grande área plana que oferecerá atrativos incomuns e de mais fácil acesso do que em outros espaços da Região Serrana do Rio de Janeiro", explicou o presidente do Inea, Philipe Campello.
Para o secretário de Meio Ambiente de Teresópolis, a melhor política ambiental que pode existir para a preservação das florestas é a criação de unidades de conservação da natureza, como os parques e as reservas particulares do patrimônio natural, as RPPNs. "Se essas unidades forem mantidas estruturadas essa proteção é imbatível. Com a inauguração do núcleo Teresópolis do Parque dos Três Picos, os três parques existentes no município contam com sedes estruturadas para o receptivo turístico, a educação ambiental e a fiscalização: o municipal, o estadual e o federal. Isso fortalece todo o sistema de proteção ambiental", pontuou Flavio Castro.

Condutores credenciados
Junto à inauguração das obras, a Seas e o Inea entregaram crachás aos condutores de visitantes do Parque Estadual dos Três Picos e da Área de Proteção Ambiental Estadual da Bacia do Rio Macacu que participaram das oficinas de recredenciamento. Ao todo, foram contemplados 22 condutores, residentes nos municípios de Teresópolis e Cachoeiras de Macacu. O credenciamento tem validade de 2 anos e permite aos condutores o exercício de suas atividades profissionais dentro das unidades de conservação.

Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares, o Parque Estadual dos Três Picos abrange partes dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim, na Região Serrana do Rio. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 30/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Enel confirma que cortou energia da prefeitura de Teresópolis

Petrópolis promove seu primeiro festival literário internacional

Votação do projeto que recria Dpvat fica para 7 de maio

Feriado do Dia do Trabalho: veja o que funciona em Teresópolis

Eleições 2024: TRE esclarece dúvidas sobre prazos e regularização do título

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE