Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seeduc apresenta novas ferramentas para o ano letivo de 2025

Iniciativas vão melhorar a qualidade de ensino na rede estadual

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Educação, apresentou, nesta terça-feira (28), novas ferramentas para o ano letivo de 2025, como o Diário de Classe On-line, o projeto Enem RJ e o programa Segunda Chance. Na cerimônia, realizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, foi apresentado também o planejamento anual da rede estadual de ensino. As aulas voltam no dia 6 de fevereiro.

O evento teve o objetivo de traçar estratégias para o retorno às salas de aula de cerca de 500 mil estudantes na rede estadual de ensino. “Somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memória afetiva dos jovens, para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Então, em 2025, nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento”, disse Roberta Barreto, secretária de Estado de Educação.

Na ocasião, foi realizada a posse simbólica dos diretores eleitos no processo consultivo de 2024. Diretores que atuam nos 92 municípios do estado estiveram presentes. “Que 2025 seja de bastante produção e com resultados significativos. Todos nós estamos comprometidos e acreditamos no potencial dos nossos alunos. O que queremos é possibilitar uma educação transformadora”, comentou Dayse Duque, diretora-geral empossada pelo Instituto Estadual Sara Kubitschek.

Ferramentas estratégicas
A Secretaria de Educação vai lançar, em 2025, diversas ações e ferramentas que vão melhorar ainda mais a qualidade de ensino da rede estadual. Uma delas é o projeto Enem RJ, uma plataforma gratuita voltada para estudantes de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que oferecerá material didático digital e videoaulas.

O programa “Segunda Chance” é uma prova para avaliar os conhecimentos dos alunos que atualmente precisam de correção idade-ano/série. A iniciativa permitirá que os aprovados prossigam com seus estudos, beneficiando cerca de 100 mil estudantes que atualmente se encontram neste quadro.

O Diário de Classe On-line será mais um recurso em sala de aula. Por meio da tecnologia, a ferramenta ajudará os professores na apuração diária da frequência escolar. Além disso, também tem o objetivo de monitorar o histórico escolar do aluno com notas e demais apontamentos. Durante este ano letivo, serão realizados treinamentos com as escolas para implementação da nova resolução de frequência e utilização dos recursos deste diário.

Tags

Compartilhe:

Edição 11/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Fux absolve Bolsonaro dos cinco crimes da trama golpista

Suspeita de irregularidade é identificada em vistoria de motocicleta em Teresópolis

1º Fórum de Mobilidade abre a Semana Municipal de Trânsito de Teresópolis

Defesa Civil realiza Simulado de Alerta de Chuvas na Coreia

Teresópolis recebe evento “Onda Verde” em prol da atividade física no dia 20 de setembro

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE