Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Segurança Presente e Lacre Solidário promovem campanha de arrecadação de livros

Ação segue até o dia 30 de abril, quando doações serão entregues em projeto social da Beira Linha

Isla Gomes

Originada no Francês “solidarité”, solidariedade significa se identificar com o sofrimento do outro e, principalmente, se dispor a ajudar a solucionar ou amenizar o problema. Isso é o que o projeto “Lacre Solidário”, fundado por Renata Caldas, proporciona no município de Teresópolis, promovendo mobilidade e inclusão social para inúmeras pessoas há mais de três anos. Através da iniciativa, diversas cadeiras de rodas já foram entregues e, além da importância social, desde que foi criada, a campanha já ajudou a retirar do meio ambiente mais de 16 toneladas de material reciclável, produtos que consequentemente virariam lixo. Agora, o projeto se une ao projeto Segurança Presente, do governo estadual, para mais uma campanha solidária de suma importância. Durante todo o mês de abril serão arrecadados livros paradidáticos (infantil e juvenil) com o objetivo de montar uma biblioteca no bairro Beira Linha. Será contemplado um projeto social chamado “Lapidando o Futuro”, organização voltada ao esporte que acolhe 250 pessoas, sendo 190 crianças e 60 adultos.

“Temos uma forte parceria com o ‘Lacre Solidário’ desde o início do Segurança Presente e agora estamos trabalhando em conjunto novamente nessa campanha de arrecadação de livros”, conta o subtenente Roberto Lese, do Segurança Presente. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário

A reportagem da Diário TV e do jornal O Diário esteve na base do Segurança Presente, na Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea, para entender melhor a iniciativa. “Nós temos uma forte parceria com o ‘Lacre Solidário’ desde o início do Segurança Presente, que inclusive completou dois anos no dia 30 de março. Estamos em um mês que marca duas datas importantes, o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil e o Dia Mundial do Livro, então durante todo o mês estaremos juntamente com o Lacre Solidário realizando essa campanha de arrecadação e doação de livros paradidáticos. Nossa base, aqui na Praça Olímpica, é o único ponto de arrecadação da campanha. Ficamos muito felizes que colaborar com ações sociais como essa”, explica o subtenente Roberto Lese, do Segurança Presente.

“O ‘Lacre Solidário’ tem muita visibilidade na Beira Linha, então quando surgiu a oportunidade de a gente montar essa biblioteca comunitária a partir de um projeto social já existente no local, nós logo nos prontificamos”, ressalta a fundadora do “Lacre Solidário”, Renata Caldas. Foto: Gilberto Oliveira/O Diário

“Lacre Solidário”
A idealizadora e fundadora do projeto salienta a importância da parceria. “Nós temos uma parceria muito especial com o Segurança Presente, na qual já realizamos diversas ações sociais juntos. O ‘Lacre Solidário’ tem muita visibilidade na Beira Linha, então quando surgiu a oportunidade de a gente montar essa biblioteca comunitária a partir de um projeto social já existente no local, nós logo nos prontificamos. A sede do Segurança Presente está sendo o ponto de arrecadação, das 8h às 19h. Mas, vale ressaltar que não serve livros de escolas já usados, estamos arrecadando livros paradidáticos, livros de leitura”, conta Renata Caldas.

“Lapidando o Futuro”
O projeto visa unir esporte, lazer e educação para a comunidade da Beira-Linha. Renata conta detalhes da organização e da distribuição dos livros. “A distribuição vai ser no dia 30 de abril, no projeto no chamado ‘Lapidando futuro’, que atende 250 pessoas, sendo 190 crianças e 60 adultos. Esse é um projeto de esportes, que ajuda muitas crianças e eu acho que vai ser fundamental a doação desses livros em incentivo à leitura. O ‘Lapidando o Futuro’ conta com jiu-jitsu, funcional kids, funcional adulto e zumba. Tudo isso de forma gratuita para a comunidade. Eu espero que sejam doados bastantes livros, de forma que a gente comece ajudando o ‘Lapidando o Futuro’ e possamos ajudar outros depois”, conclui Renata.

Saiba mais
Ponto de arrecadação: Base do Segurança Presente Teresópolis – Praça Olímpica Luiz de Camões, na Várzea
Dias: de domingo a domingo
Horário: das 8hs às 19h
Gênero: apenas livros de leitura (paradidáticos)
Telefone “Lacre Solidário”: (21) 97619-0307


Edição 18/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Sepultado o servidor público André Luiz

Restaurante Donna Tê realiza mais uma edição do “Jantar Imperial”

Portais de Hércules, o lugar mais bonito da Serra dos Órgãos

SPVAT: entenda o que muda com o novo seguro de trânsito

PM apreende motos que eram de leilão em Bonsucesso

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE