Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seis cachorros são abandonados no bairro de Quarenta Casas em Teresópolis

COPBEA realiza operação para resgatar animais e identificar autor do crime

A semana começou com mais um resgate de animais abandonados em Teresópolis. Dessa vez, agentes da COPBEA (Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal) foram deslocados para apurar denúncias de seis cães deixados em via pública no Bairro de Quarenta Casas, todos de pelagem branca e aparentando ser da mesma ninhada. A equipe identificou e localizou os cachorros, realizando técnica de aproximação e abordagem previstas, mas, acuados, os animais correram para área de mata vizinha à rua. Até o fechamento desta edição, três deles tinham sido resgatados e encaminhados para tratamento veterinário antes de serem levados para o Centro de Triagem Animal. Uma forte pancada de chuva atrapalhou a continuidade da operação, mas a COPBEA informou ao Diário que retornaria a Quarenta Casas para concluir a operação. Paralelo ao resgate, será apurado o responsável pelo abandono. Imagens de câmeras de segurança de residências próximas podem ajudar na identificação.

Abandonar animais em via pública é considerado crime. A sanção para maus-tratos a animais no Brasil é pena de detenção e multa, de acordo com a Lei nº 9.605/1998. As penas previstas são as seguintes: Maus-tratos sem agravantes – detenção de 2 meses a 1 ano ou multa; Lesão corporal grave – reclusão de 1 a 4 anos; Morte – reclusão de 4 a 12 anos. “Maus tratos é crime, a pessoa tem que se conscientizar. Querem ter cachorro, gato, qualquer tipo de animal, tem que tratar da forma adequada. Se não tratar, a polícia vai ter que atuar, fazer cumprir a lei”, destaca o Delegado Guilherme Ferrite, Adjunto da 110ª DP que tem participado de várias ações em parceria com a COPBEA.

A equipe identificou e localizou os cachorros, realizando técnica de aproximação e abordagem previstas, mas, acuados, os animais correram para área de mata vizinha à rua. Três já foram localizados e resgatados. Foto: Divulgação COPBEA

Denúncias de maus-tratos e de abandono de animais podem ser feitas para a COPBEA através da Ouvidoria Geral do Município, por meio do aplicativo eOuve ou pelo WhatsApp (21) 98596-7091. “É fundamental que as denúncias sejam feitas com o máximo de detalhes possíveis. A Polícia Civil tem sido uma parceira importante nesse processo, unindo forças com a gente. Mais uma vez, peço à população que utilize o eOuve ou nosso canal de WhatsApp para fazer denúncias. Estamos sempre disponíveis e, com a nova gestão, tenho certeza de que a situação da causa animal em Teresópolis irá melhorar consideravelmente”, destaca Josiane Domingos, Coordenadora da COPBEA.

Edição 22/02/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Lula anuncia parcela do Pé-de-Meia e ampliação do Farmácia Popular

Polícia procura motoqueiro que invadiu calçada e quase atropelou crianças

Seis cachorros são abandonados no bairro de Quarenta Casas em Teresópolis

Famílias se divertem com as atividades gratuitas no “Domingo no Parque”

Cláudio Castro nomeia Vinícius Farah como novo presidente do Detran-RJ

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE