Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Semana da Cidadania termina com grande participação

Dia D atendeu a população com aferição de pressão, saúde bucal e aula de ginástica

A Praça Baltazar da Silveira, a da Matriz de Santa Teresa, recebeu, na manhã do último sábado, 1º, O Dia da Cidadania, como encerramento da Semana da Cidadania. O evento, organizado pelo Observatório Social do Brasil Teresópolis (OSB-T), atendeu a população com aferição de pressão e glicose, aula de ginásticas, exercício pulmonar, higiene bucal, orientação de preservação ambiental e até vacina antirrábica para cães e gatos.  Os presentes também puderem apreciar uma seresta no coreto da praça e a apresentação da Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club.
O presidente do OSB-T, Marco Aurélio Alves, ressaltou a consolidação do evento perante a sociedade teresopolitana. “Este é o segundo ano que estamos promovendo a Semana da Cidadania e, todas as atividades realizadas mostraram como a sociedade e as instituições aceitaram a proposta do Observatório”, concluiu.
O Dia da Cidadania atraiu pessoas de todas as idades. Os alunos da turma de Ginástica Sênior, da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, acompanharam o professor Luiz Lisardo numa grande aula de ginástica ao ar livre. Considerada uma estratégia preventiva para combater a inatividade e promover a qualidade de vida na melhor idade, a atividade grupal, de baixo impacto e curta duração, não utiliza esforços intensos e gera uma série de benefícios à saúde, além de incentivar o convívio social.
Os jovens alunos da turma de 1º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos aprenderam com a estudante de Pedagogia, Jaqueline Cabral, a importância de cuidar dos recursos naturais. “Trabalhamos para que haja conscientização de todos os recursos naturais que temos, principalmente a água. Nossas crianças utilizam a água, mas não sabem da importância dela, e é exatamente isso que estamos apresentando hoje”, explicou Jaqueline. 
Quem desejou aferir a pressão ou saber como anda o nível de açúcar no sangue, contou com a ajuda dos estudantes do curso de Enfermagem. Dona Aidê Rocha, de 88 anos, aproveitou o dia para tomar vacina contra a gripe. “Temos que fazer tudo para vivermos mais e a prevenção é a melhor coisa que podemos fazer”, disse. 
A saúde bucal também teve espaço garantido no Dia da Cidadania. Jovens, adultos e crianças puderam aprender a fazer um autoexame bucal e a realizar uma escovação eficaz. E não foram apenas os humanos que ganharam com o Dia da Cidadania. Gatos e cachorros, a partir dos seis meses de idade, receberam vacina antirrábica gratuita.
Já os alunos do curso de Ciências Biológicas apresentaram diversas plantas que fazem parte do nosso dia a dia. Através do jardim sensorial, as pessoas podem cheirar e tentar acertar quais são as plantas expostas. A auxiliar administrativa Luciana Rose da Silva participou da experiência e aprovou. “Gosto quando há na cidade coisas como essa para a população. Sempre participo”, finalizou.
Encerrando a programação do Dia da Cidadania, a Banda de Fanfarra do Colégio Estadual Lions Club, regida pelo maestro Alessandro Nogueira, fez uma grande apresentação na Praça da Matriz de Santa Teresa, com apresentação de baliza e coreografia ao som de músicas consagradas, como YMCI, do Village People, e One Thousand Years, de Chistina Perri, e também canções da atualidade, com Despacito.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 27/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

SAMU de Teresópolis é destaque em atendimento de trauma

Advogado analisa exposição de imagens de câmeras de segurança em Teresópolis

DKZA celebra inauguração da nova sede e ampliação de serviços

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Rota Serra Verde de Cicloturismo ganha nova sinalização

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE