Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Seminário de Desenvolvimento Regional une Serra do Rio de Janeiro

Evento da prefeitura de Nova Friburgo e do UNIFESO promove importantes discussões e delimita eixos de atuação e grupos de trabalho para próximos meses

Anderson Duarte

A Prefeitura de Nova Friburgo e o UNIFESO realizaram na última semana no município vizinho, a primeira edição do Seminário Saúde e Desenvolvimento Regional, que pretende estabelecer um marco do compromisso das gestões públicas dos municípios da Região Serrana, com o apoio da comunidade acadêmica, na composição de projetos a favor do desenvolvimento regional. Sediado em Nova Friburgo, o encontro reuniu as principais lideranças de diversas cidades da região e especialistas do UNIFESO, para um levantamento das potencialidades e fragilidades locais, subsidiando a construção conjunta de um plano de ação. O professor José Feres Abido Miranda, pró-reitor acadêmico do UNIFESO esteve nesta terça-feira, 13, nos estúdios da DIÁRIO TV para explicar como o primeiro evento pode contribuir para o fortalecimento da iniciativa na região. Segundo o professor, a ideia do Seminário surgiu durante o processo de construção de um Acordo de Cooperação Técnica, visando o aprimoramento da formação de profissionais de saúde, quando foi possível identificar várias possibilidades de interação entre o ensino e os serviços públicos de saúde e também de outros serviços que contribuem para o desenvolvimento regional. 
“O Seminário superou nossas expectativas, esperávamos a participação de noventa inscritos e na verdade estiveram presentes mais de 140 representantes de dez municípios da Região Serrana, inclusive os prefeitos Vinícius Claussen, Renato Bravo, César Ladeira e Gilberto Esteves, o que nos mostra que o impacto positivo na motivação dos participantes foi ainda maior. Ainda tivemos presentes vinte secretários municipais, dez subsecretários, oitenta participantes da gestão pública e mais de vinte professores do UNIFESO. Nossa ideia de consolidar o evento como algo forte e dotado de credibilidade deu um salto qualitativo considerável com a qualidade da audiência deste primeiro encontro”, disse o professor Feres, que também acrescentou que o prefeito de Nova Friburgo, empresário Renato Bravo, declarou na abertura o compromisso de se trabalhar a favor da cooperação entre os municípios. Sem seguida fez uso da palavra a professora Verônica Albuquerque, Reitora do UNIFESO, que reafirmou o papel da Instituição com a promoção, organização e no apoio a um processo de identificação de potencialidades e fragilidades a serem superadas, enfatizando a importância da universidade na produção e disseminação de conhecimentos a serviço da evolução da sociedade.
O prefeito Renato Bravo disse: “Agradeço ao UNIFESO por esta parceria efetiva, e por ela estar proporcionando a Nova Friburgo e aos outros municípios, além de Teresópolis, um trabalho contínuo em todas essas áreas que estão propostas para o desenvolvimento regional”, disse. Para Vinicius Claussen, prefeito de Teresópolis, “o evento é fundamental para o desenvolvimento da região. Parabenizo o UNIFESO por ser o protagonista e indutor desse projeto. É importante trabalharmos todos esses municípios que podem estar se ajudando”. Gilberto Esteves, prefeito de São José do Vale do Rio Preto, acredita que “a região é muito próspera, com municípios fortes, que juntos podem trazer soluções de problemas que se arrastam há anos para diversas áreas, gerando bons resultados para toda a região. “É preciso que todos nós, como poder público, saiamos da nossa zona de conforto para podermos apostar em algo novo, que é essa regionalização de situações, nos mais variados setores”, notou o prefeito Cesar Ladeira, do município do Carmo. “Temos como um case de sucesso a Saúde Mental de nosso município, em que o UNIFESO participa através da inserção dos estudantes de Medicina, e temos com isso tido uma interlocução muito bacana”, exemplificou o prefeito Cesar Ladeira. 
Compuseram a Mesa Solene do evento os professores Luis Eduardo Possidente Tostes, diretor geral da Fundação Educacional Serra dos Órgãos; Verônica Albuquerque, reitora do UNIFESO; e José Feres Abido Miranda, pró-reitor acadêmico do UNIFESO; e pelos gestores de Nova Friburgo, o prefeito Renato Bravo, a secretária municipal de Saúde, Tania da Silva Trilha; e o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Bruno Lannes. “Este seminário nasceu, praticamente, há um ano, quando tivemos encontro, bimunicipal entre Teresópolis e Nova Friburgo, que tinha como único tema a Saúde, numa perspectiva de discutirmos a formação na área e colaborar com a rede de assistência à Saúde de Friburgo. Entendemos que o UNIFESO é uma instituição que tem como missão o desenvolvimento regional”, lembrou a reitora. “O fortalecimento da Região Serrana contribui para o crescimento de todos os municípios envolvidos. Precisamos identificar as potencialidades e como cada um dos municípios pode trabalhar no sentido de se fazer uma região forte, que traga benefícios a nossa sociedade”, frisou o professor Luis Eduardo Tostes. 

– Programação extensa e muito proveitosa

A programação seguiu com palestras, relatos de experiências exitosas dos municípios, grupos de discussão nas áreas da Saúde, Meio Ambiente, Turismo, Educação, Ciência e Tecnologia e finalizou com uma plenária para apresentação das propostas iniciais. Na avaliação do professor José Feres Abido Miranda, o evento foi o início de um caminho que pretende contribuir efetivamente para o desenvolvimento da região. Para isso, ele sugeriu que o evento tenha uma periodicidade e que aconteça duas vezes ao ano. “É preciso contaminar os municípios vizinhos com essas ideias que aqui surgiram”, colocou o pró-reitor. Feres destacou uma frase que, para ele, ficou marcante no evento: “A substituição da competição pela colaboração”, afirmando que isso só será possível quando os municípios olharem para a necessidade de atender as reais demandas da sociedade. “Neste primeiro momento é preciso construir o pacto do poder público em favor da colaboração na Região Serrana, ganhar credibilidade nesta articulação, para no segundo momento promover o encontro com os múltiplos interesses e representações da sociedade”, enfatiza.
Foram apresentadas três experiências exitosas em nossa região, a começar pelo município do Carmo, onde um processo de desinstitucionalização da clientela do Hospital Estadual Teixeira Brandão e a inserção dos alunos de graduação em medicina na perspectiva do cuidado em Saúde Mental na Atenção Básica fez com que o serviço da atenção à Saúde Mental naquele Município que mesmo tendo reconhecimento nacional, tornou-se ainda melhor, pela interação entre estudantes, professores, gestão municipal e usuários do SUS. Em seguida o representante do Município de Cantagalo abordou uma estratégia de gestão, Cantagalo compra de Cantagalo, criando um ciclo virtuoso de compras; gerando recursos e desenvolvimento da economia local, o que pode efetivamente ampliar-se para outros municípios e para a Região Serrana. A terceira apresentação foi do Município de Nova Friburgo que relatou a criação da Sala do Empreendedor impactando fortemente na redução do tempo para se legalizar uma empresa, reduzindo o prazo de 120 dias para 48hs, legalizando grande número de pequenas empresas e ampliando a arrecadação em 9,5%. Hoje recebem visitas de diversos municípios para saber como fazer. No segundo momento do evento os participantes empenharam-se nas discussões dos temas específicos, indicando diversas possibilidades de projetos que deverão ser construídos no campo da Saúde, Educação, Desenvolvimento Ciência e Tecnologia, Turismo e Meio Ambiente. Das quais muitas foram aprovadas pela plenária ao final do evento e ficando o indicativo para que os grupos trabalhem ao longo do próximo semestre, quando ao final será realizado a segunda edição do seminário, em uma das cidades que se disponibilizaram, Carmo ou Teresópolis. Também ficou acordado que o relatório final do evento será produzido pelo UNIFESO e encaminhado a todos os municípios da região. Ao final a frase: “Tenho o que me tire o sono. Não tenho o que me tire os sonhos” (Paulo Moreira) sintetizou o sentimento de todos.


"O Seminário superou nossas expectativas, esperávamos a participação de noventa inscritos e na verdade estiveram presentes mais de 140 representantes de dez municípios da Região Serrana, inclusive quatro prefeitos", enalteceu o professor

 

Tags

Compartilhe:

Edição 16/09/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Show com Leonardo confirmado na Feport

Alunos da Estácio de Teresópolis participam de congresso internacional em Brasília

Carro é furtado próximo ao terminal rodoviário da Várzea

Rio de Janeiro terá cadastro público para bloqueio de ligações de telemarketing

Apreensão de drogas em área de tráfico na Quinta Lebrão

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE