Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SENAC e Prefeitura de Teresópolis formam 66 alunos em cursos gratuitos

A formatura dos 66 alunos dos cursos gratuitos da Escola Móvel de Beleza do SENAC-RJ nesta segunda, 13/02, selou uma parceria de sucesso pelo desenvolvimento de competências profissionais e de incentivo ao empreendedorismo em Teresópolis. Realizada no SESC Alpina, a cerimônia reuniu autoridades, instrutores e convidados.

Promovida em conjunto pela Prefeitura/Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, a Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal e o Sincomércio Teresópolis, a iniciativa garantiu a permanência da escola móvel entre os meses de setembro e dezembro de 2022, no bairro de São Pedro, com a oferta dos cursos de Manicure e Pedicure, Práticas de Trabalho dos Cabeleireiros, Cabelos Crespos e Cacheados: cortes e finalizações, Penteados e Maquiagem, Técnicas Básicas de Maquiagem e Design de Sobrancelhas.

“Motivo de alegria começar a semana com uma formatura. Parabenizo os alunos por buscarem capacitação profissional, que é oportunidade da carteira assinada e de geração de renda”, felicitou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado do Vereador Paulinho Nogueira, de secretários e subsecretários municipais. “Esta foi a terceira formatura de uma carreta-escola do SENAC-RJ em Teresópolis. Tivemos a de Gastronomia, a de Tecnologia e a de Beleza e agradeço a todos os parceiros pelo sucesso desta ação. Já pedimos a vinda do PetMóvel, com cursos para empreendedores e profissionais da área e para os tutores de animais domésticos”, pontuou o Prefeito.

Autoridades presentes na formatura dos cursos da Escola Móvel de Beleza do SENAC-RJ

“A parceria com Teresópolis é muito forte e essa formatura é exemplo disso. É quando vemos nosso trabalho premiado, com as pessoas qualificadas e encaminhadas para o mundo do trabalho”, resumiu Pedro Teixeira, diretor de Operações Compartilhadas do SENAC-RJ.

Integrante da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara Municipal, a Vereadora Érika Marra destacou que “o SENAC oferece cursos de excelência e forma excelência. Agora depende de vocês alçarem vôos cada vez mais altos. Parabéns aos alunos e sucesso a todos”.

Secretário de Trabalho Lucas Guimarães parabeniza aluna

Transformando vidas

Mais do que preparação para o mundo do trabalho, a qualificação é uma experiência de transformação de vida. Como Alexia da Silva, que fez o curso de técnicas de maquiagem. “Comecei a minha transição de gênero tem 5 anos e essa minha primeira formação é um incentivo para a comunidade trans também. A maquiagem é uma arte de expressão que eleva a autoestima, não só pra mim, mulher trans, mas para todas as mulheres. É uma ato de empoderamento que rende prosperidade”, opinou.

A palavra superação define o sentimento de Ivana Valéria, formanda do curso de Penteados e Maquiagem. Ela dedicou a conquista em memória da filha, que perdeu há 6 meses na luta contra o câncer de mama. “Fiz o curso para me aprimorar e ajudar mais minha família. A cada dia busco o melhor para ajudar minha mãe, de 91 anos, e os meus dois netos. Acredito que, daqui pra frente, tudo vai ser diferente e que, até o fim do ano, muitas páginas vão ser viradas”, relatou, emocionada.

Com experiência de manicure e automaquiagem, Verônica Braga, que já abriu o seu espaço de beleza, comemorou a conquista do diploma do curso de Práticas de Trabalho dos Cabeleireiros. “Foi uma ótima uma oportunidade não só financeira, mas pra crescer como pessoa e ajudar a comunidade carente que mora no Pimentel. O espaço que abri vai dar emprego e embelezar as mulheres, aumentando a auto-estima. Vou agregar isso na minha vida”, ressaltou.

Autoridades, parceiros, formandos e professores dos cursos da Escola Móvel de Beleza do SENAC-RJ

É esse o resultado que o SENAC-RJ busca. “Esse projeto atua com pessoas em vulnerabilidade social e, além da geração de renda e da busca da empregabilidade, a gente percebe a melhoria da auto-estima, o que impacta positivamente na qualidade de vida dessas pessoas”, comentou a gerente de Responsabilidade Social, Rosane Masiero.

A busca de conhecimento deve ser uma prática permanente na vida dos trabalhadores. “Uma boa parte das alunas que concluíram os cursos da Unidade Móvel de Beleza dão continuidade à formação no SENAC Teresópolis. O mercado de trabalho nos procura o tempo todo por sermos referência em qualificação e os profissionais que formamos são praticamente todos encaminhados”, explicou a gerente da unidade, Adriana da Costa.

Mercado formal e empreendedorismo

Os cursos de formação profissional oportunizados pela Gestão Municipal, parceiros e colaboradores atendem ao Pra Cima Terê – Programa Estratégico de Fortalecimento Econômico e Geração de Empregos, liderado pelo Prefeito Vinicius Claussen, e cumprem dois objetivos. Além de contribuir para o ingresso de trabalhadores qualificados no mercado de trabalho, incentivam o empreendedorismo.

“Quem não for absorvido pelo mercado formal pode exercer uma profissão por iniciativa própria e se tornar um microempreendedor individual. O Espaço do Empreendedor, no 1º piso da Prefeitura, está de portas abertas para ajudar os interessados em formalizar a sua atividade e a ter acesso a linha de crédito para montar o próprio negócio”, orientou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

Compartilhe:

Edição 20/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mesmo quem já pagou o IPVA deste ano terá de quitar as duas taxas do CRLV-e

OAB esclarece sobre o abuso do aumento da conta mínima comercial de água

Feriado de São Jorge com promoção no Parc Magique do Le Canton

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE