Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Senacon cobra esclarecimentos de concessionárias sobre contas de luz

Empresas têm até 5 dias para responder

Alex Rodrigues – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A Secretaria Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, notificou 75 empresas concessionárias de energia elétrica a comprovarem que as faturas enviadas aos consumidores contêm informações claras sobre os valores cobrados.

Notificadas nesta quinta-feira (28), as empresas têm até 5 dias para responder, apresentando um modelo da fatura. Se não fornecerem as informações requisitadas, comprovando a adequação das contas, as concessionárias poderão responder a processos administrativos e, se condenadas, receber multas individuais de até R$ 13 milhões.

Em nota, a Senacon disse que a iniciativa busca apurar se as contas de energia descrevem corretamente os valores de tarifas, impostos, contribuições, adicionais cobrados quando aplicadas as bandeiras tarifárias, dentre outras informações essenciais à compreensão da fatura pelo consumidor. E também se há a discriminação correta dos valores relativos à energia, tarifa de uso do sistema de distribuição (Tusd), tarifa de uso do sistema de transmissão (Tust), e as tributações incidentes.

Edição 30/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Mulher entrega armas e munições que o marido mantinha em casa

Mais 21 crianças formadas no curso de Bombeiro Mirim

Defesa Civil alerta para mudanças climáticas na Região Serrana

30º BPM garante reforço na segurança de Teresópolis após megaoperação no Rio

‘SORTE TERESÓPOLIS’: Governo tem expectativa de arrecadação recorde com a Loteria Municipal

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE