Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Serviço de ortopedia é retomado na Beneficência Portuguesa com promessa de melhoria na qualidade

Secretário municipal de Saúde afirma que paralisação foi resolvida e atendimento voltou à normalidade

Luiz Bandeira

Após um período de suspensão nos atendimentos ortopédicos no Hospital da Beneficência Portuguesa, o serviço já voltou a funcionar normalmente na unidade, conforme informou o secretário municipal de Saúde, Dr. Fábio Gallote, em entrevista ao Diário de Teresópolis. A interrupção ocorreu no dia 21 de julho e, segundo a PMT, foi motivada por uma paralisação promovida por funcionários dos setores de pediatria e ortopedia, insatisfeitos com o atraso de oito meses no pagamento de salários.

O hospital é contratado pelo município para ser a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no setor de ortopedia. Diante da situação, a Prefeitura de Teresópolis mudou o atendimento para evitar prejuízos à população. Em nota oficial, informou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) teve sua equipe reforçada para absorver as urgências ortopédicas durante o período de suspensão.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os repasses feitos à instituição estavam sendo realizados normalmente, inclusive com valores superiores aos pagos pela administração anterior no mesmo período de 2024. “Não havia qualquer justificativa plausível para a suspensão dos atendimentos”, destacou o órgão em comunicado à imprensa.

“Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Leonardo Vasconcelos, que nos cobra bastante pela melhoria de todos os serviços da saúde”, diz Dr. Fábio Gallote, secretário de Saúde


Em entrevista ao jornal na última terça (26), o secretário de Saúde explicou que a saída momentânea da ortopedia da Beneficência foi motivada por uma crise interna da própria instituição. “Foi mostrado nitidamente para toda a imprensa que estavam fazendo uma paralisação do serviço de ortopedia. Esse é um serviço essencial para o município. Não iríamos deixar a população desassistida”, declarou.

De acordo com o secretário, a transferência temporária dos atendimentos para a UPA foi uma medida emergencial para garantir o atendimento à população. “De imediato, levamos para a UPA e mantivemos lá até saber de fato o que estava acontecendo. Agora, com os ajustes feitos, voltamos à Beneficência e as coisas estão andando como esperado.”

Dr. Fábio Gallote afirmou ainda que o serviço retomado continua como antes, mas com perspectivas de melhorias. “Na verdade, esse já é um serviço de qualidade, e a gente está procurando melhorar ainda mais. Temos certeza de que a qualidade do serviço deve subir. Esse é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e do prefeito Leonardo Vasconcelos, que nos cobra bastante pela melhoria de todos os serviços da saúde”, finalizou.

Teresópolis 10/01/2026
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Quinze anos da Tragédia de 12 de janeiro

Trânsito: Águas da Imperatriz vai realizar intervenção em trecho da Reta

INEA abre licitação para construir parque fluvial em Teresópolis

Dicas de passeios gratuitos em Teresópolis

Inscrições abertas para atividades gratuitas da Secretaria de Esportes

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE