Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Servidores municipais são vítimas de golpistas que se passam por advogados

Presidentes do SindPMT e da OAB alertam sobre golpes envolvendo processos jurídicos

Luiz Bandeira

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresópolis (SindPMT) emitiu um alerta após identificar uma nova tentativa de golpe direcionada aos servidores da prefeitura. Estelionatários estão se passando por advogados e entrando em contato com servidores, afirmando que eles ganharam ações judiciais contra a administração municipal e que, para receber o valor da sentença, precisam realizar um depósito — onde se caracteriza o golpe. O presidente do SindPMT, Alexandre Pimentel, relatou que a própria equipe jurídica do órgão foi alvo da tentativa. “Por coincidência, ontem nosso advogado, doutor Diego, recebeu uma mensagem no próprio telefone com esse tipo de abordagem. Precisamos estar muito atentos, porque os golpistas têm tempo e recursos para criar diferentes tipos de armadilhas”, afirmou.
Segundo Pimentel, os criminosos acessam dados públicos de processos, como os disponíveis em sites como JusBrasil, e entram em contato com os servidores usando essas informações para dar veracidade à fraude. “Eles dizem que o servidor ganhou uma causa e que precisa pagar um valor para liberar o dinheiro. Mas isso é mentira. O servidor já paga a mensalidade do sindicato, que cobre os custos com os advogados. Não há nenhum pagamento extra a ser feito”, explicou.

Serviço já é oferecido pelo SindPMT
O presidente reforçou que todo o acompanhamento do processo pode — e deve — ser feito diretamente com o sindicato. “Se o processo estiver com decisão favorável e valores a receber, nosso advogado entra em contato com a nossa secretária, que, por sua vez, chama o servidor ao sindicato. Nunca pedimos dinheiro por telefone ou mensagem. O golpe atinge principalmente os mais desinformados, por isso estamos divulgando o alerta em nossas redes sociais”, completou.
Para os servidores que já possuem ações em andamento, Pimentel deixou um conselho direto: “Não acredite em ninguém que ligar pedindo dinheiro para liberar processo ou valores em banco. Procure diretamente o sindicato, fale com o advogado responsável, comigo ou com qualquer diretor. Assim, você se protege.”

“Se forem procurados por telefone ou WhatsApp por supostos advogados, os servidores devem buscar pessoalmente o seu advogado antes de fazer qualquer pagamento”, orientou Édio de Paula, Presidente da OAB Teresópolis. Foto: Maria Eduarda Maria / O Diário

OAB alerta sobre ações
A preocupação com o aumento de golpes nessa modalidade também foi destacada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Teresópolis. Em entrevista à Diário TV, o presidente da 13ª Subseção da OAB, Édio de Paula, orientou: “Se forem procurados por telefone ou WhatsApp por supostos advogados, os servidores devem buscar pessoalmente o seu advogado antes de fazer qualquer pagamento”.
Para os que já foram vítimas do golpe, a recomendação é registrar um boletim de ocorrência imediatamente. “Só com a denúncia formal é possível iniciar uma investigação e buscar identificar os responsáveis”, completou Édio.

Edição 15/04/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Ação em festa na Granja Guarani foi realizada após centenas de reclamações de moradores

Famílias afetadas pelas enchentes em Vargem Grande recebem kits de móveis

Produtos artesanais de páscoa em Teresópolis

Jiu-jitsu de Teresópolis em vários pódios do Campeonato Hélio Gracie

Escola George March realiza o “Sábado Literário”

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE