O Mesa Brasil Sesc RJ – programa de segurança alimentar e nutricional do Sesc RJ – entrega nesta terça-feira, 13, cerca de 1,5 tonelada de hortifrutigranjeiros (frutas, verduras e legumes) à Câmara de Vereadores de Teresópolis. As 200 cestas serão distribuídas pelo legislativo local a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social por conta da crise provocada pela pandemia. Cerca de 800 pessoas serão beneficiadas pela ação, que integra o projeto Compartilha Teresópolis, parceria institucional da Câmara de Vereadores e a Cruz Vermelha. Os alimentos doados são oriundos de propriedades rurais que integram o Mesa no Campo. Por meio do projeto, os produtores doam seus excedentes – alimentos em perfeito estado e com alto valor nutritivo, mas baixo aproveitamento comercial – ao Mesa Brasil Sesc RJ. O programa, por sua vez, os repassa para entidades e instituições, que fazem a distribuição para o público final.
Rodiney Turl, presidente do Sincomércio Teresópolis encaminhou ao presidente do Sistema Fecomércio RJ pedido para doações – Arquivo
No caso da doação desta terça-feira, a parceria envolve a Câmara de Vereadores de Teresópolis por uma solicitação do presidente da casa, Leonardo Vasconcelos, que vem trabalhando no sentido de mitigar os efeitos da pandemia na cidade. O pedido foi feito ao presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Teresópolis (Sincomércio), Rodiney Turl, que o encaminhou ao presidente do Sistema Fecomércio RJ (Fecomércio, Sesc e Senac), Antonio Florencio de Queiroz Junior.
Saiba mais sobre o Mesa Brasil Sesc RJ – O Mesa Brasil Sesc RJ atua no combate à fome e ao desperdício, recolhendo doações de alimentos não perecíveis e in natura de empresas e organizações e os distribuindo a instituições sociais cadastradas, como creches, abrigos, asilos, etc. Além disso, orienta os cozinheiros dessas entidades a aproveitarem integralmente os alimentos, utilizando de forma criativa e saborosa partes que tradicionalmente são descartadas. O programa atua ainda em situações de calamidade, como Só em 2020, o programa distribuiu 2,1 mil toneladas em 49 municípios do estado.