O Sesc Bistrô, na sede Teresópolis do SescRJ, recebeu na manhã desta terça-feira (09) o evento de lançamento da edição 2024 do Festival Sesc de Inverno – que promete ser a maior já realizada, com grande programação e número de cidades e localidades contempladas. O show do grupo “As Moças” foi a primeira atração local do grande evento. “É um festival para se falar das coisas do Brasil, valorizar nossa raiz, nossa história brasileira. Nossas atrações têm muita representatividade de todos os estados brasileiros. O show desse grupo mostra bem a importância da representatividade feminina e de todos os aspectos do festival”, relatou ao Diário Juliana Sattler, Gerente do Sesc no município. “O festival é um grande show, muitas atrações nesses 14 dias. Teresópolis vai beber culturalmente essas semanas que teremos e o que pudermos trazer mais, vamos trazer para a cidade”, completa o empresário Rodney Turl.
O secretário de Cultura de Teresópolis reforçou que tamanha programação tem importância não somente para o setor, mas para a sociedade de modo geral. “O público pode esperar muita arte, cultura, dentro de uma extensa programação que atende a vário setores a cultura, música, teatro, artes visuais… Fecomércio, Sincomércio e Sesc sempre prezam pelos produtos que trazem para a cidade. A cultura, além de estabelecer ligação afetiva, lúdica, melhora o ser humano como um todo. Não podemos esquecer também a questão econômica do município, pois movimenta toda a cadeia dentro movimento cultural e também hotéis, restaurantes, consegue alcançar várias fatias da sociedade”, pontuou Ricardo Guarilha.
Atrações musicais
Para Teresópolis, já foram liberados cinco nomes que estarão no palco da Praça Olímpica Luís de Camões, na Várzea: Ney Matogrosso (dia 20), Mart´nália (dia 21), Mumuzinho (dia 25), Teresa Cristina, Roberta Sá e Velha Guarda da Portela (dia 26) e Paralamas do Sucesso (dia 28). Outros nomes serão divulgados nos próximos dias. A programação instigante e plural contempla ainda teatro, dança, literatura, cinema, circo e artes visuais, e vai acontecer em 24 localidades do estado: Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Itaipava (Petrópolis), Valença, Grussaí (São João da Barra), Tanguá, Porciúncula, Casimiro de Abreu, Piabetá (Magé), Sana (Macaé), Búzios, Vassouras, Barra de São João (Casimiro de Abreu), Três Rios, Raposo (Itaperuna), Penedo, Cabo Frio, Miguel Pereira, Silva Jardim, Cardoso Moreira, Campos do Goytacazes, São Gonçalo e Rio das Ostras.
Gratuitos e pagos
Todos os shows são gratuitos, exceto os que serão apresentados em unidades do Sesc RJ, como o Centro Cultural Sesc Quitandinha, onde os ingressos custarão de R$ 5 (meia-entrada) a R$ 10 (inteira) e poderão ser adquiridos antecipadamente na bilheteria do espaço. Acompanhe as novidades em festivalsescdeinverno.com.br
P-L-U-R-A-L
Em 2024, o Festival Sesc de Inverno celebra a multiplicidade do Brasil. O conceito desta edição é representado pelo acróstico “P-L-U-R-A-L”, que busca resumir em seis outras palavras a diversidade cultural do país: P, de povos, L, de lugares, U, de união, R, de raízes, A, de artes e L, de linguagens. O conceito é baseado em pilares como o (re)conhecimento das raízes e tradições brasileiras; a conexão das singularidades, hábitos e costumes; a construção da identidade do país; a valorização dos territórios e o orgulho de pertencer; a troca de experiências e saberes; a vivência da pluralidade do Brasil em 24 localidades do estado; e, por fim, a celebração da diversidade cultural brasileira. Esse conceito traduz a essência do festival: um evento para todos os públicos, que valoriza a diversidade cultural e a inclusão, e que está atingindo um número cada vez maior de pessoas, em diversas localidades do estado. O Festival Sesc de Inverno promove a interação entre artistas e público e a reunião de relevantes artistas da cena nacional. A curadoria busca valorizar experiências e práticas culturais atentas a essa pluralidade.