Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sesc Teresópolis recebe o espetáculo “Karaíba”

Baseada em premiado livro, peça aborda mitologia indígena e aventura

O Sesc Teresópolis recebe, neste domingo (28), o espetáculo infantojuvenil “Karaíba: um musical originário”, inspirado no livro homônimo do premiado escritor indígena paraense Daniel Munduruku. A peça será apresentada às 16h, no teatro da unidade e aborda como era a vida dos índios e sua forma de organização antes da invasão portuguesa, mostrando que a história do Brasil não começou em 1500. A peça mescla mitologia indígena e aventura, com o intuito de repensar algumas lacunas na história brasileira, reforçando que o encontro com os europeus foi apenas uma passagem, não o início de tudo. Idealizada e produzida por Juliana Gonçalves, e com direção de Rafael Bacelar, a produção teatral propõe um exercício de imaginação sobre como seriam os povos, como os Tupinikin, Turyaçu e Anhangá, retratados no livro, e a vida nessas terras, seus conflitos e modos de ver o mundo.
O projeto teve como meta principal o compromisso ético de uma equipe majoritariamente composta por artistas indígenas não só no elenco, protagonizado pelos atores Danilo Canindé, Jéssica Meireles, Ludimila D’Angelis e Yumo Apurinã, como também em funções técnicas, nas áreas de iluminação, visagismo, fotografia, design, arte gráfica, figurino etc.
“Conheci o trabalho de Daniel Munduruku quando me aprofundava na pesquisa que desenvolvo sobre a história do Brasil a partir da ótica de pesquisadores e professores indígenas. Mandei um e-mail tímido a ele dizendo: li seu livro, estou apaixonada e gostaria de produzir uma adaptação para os palcos, podemos conversar sobre? Estamos construindo uma nova e linda trajetória com esse projeto, carregando um ineditismo em diversos âmbitos”, conta Juliana Gonçalves.
O elogiado o espetáculo “Karaíba” foi indicado a 12 categorias do prêmio CBTIJ 2024, dentre elas: melhor espetáculo, melhor texto adaptado, melhor direção, melhor atriz (Jessyca Meireles), melhor ator coadjuvante (Danilo Canindé), melhor trilha sonora original, dentre outras. A peça estreou em 2022, no Rio de Janeiro. De lá para cá, foi apresentado em diversos espaços e festivais de cidades como São Paulo, Curitiba, Londrina e Belo Horizonte. No ano passado, também integrou a programação do Festival Sesc de Inverno. Agora, retorna aos palcos do Sesc RJ.
“Quem poderia imaginar que desde 2022, diante de um aumento do massacre aos povos originários, um grupo de artistas majoritariamente indígenas conseguiria estrear um espetáculo teatral para as infâncias? A partir do movimento de recuperação da memória dos antepassados, construímos uma narrativa ficcional que reinventa este fragmento de tempo apontando caminhos para o presente e futuro. Este trabalho é um ato de resistência diante de um passado de raízes arrancadas. Uma disputa do imaginário e do simbólico”, conclui o diretor Rafael Barcelar.

SERVIÇO
Espetáculo – “Karaíba: um musical originário”
Domingo, 28/04, às 16h
Sesc Teresópolis
Endereço: Av. Delfim Moreira, 749 – Várzea
Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia) e gratuito (credencial plena Sesc e público cadastrado no PCG)

Tags

Compartilhe:

Edição 23/05/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Saúde: mãe denuncia dificuldade para internação de criança em Teresópolis

Mais um prazo da escola bilíngue não será cumprido

Homem é preso com mais de meio quilo de cocaína

Casos de síndrome respiratória atingem crianças de até quatro anos

PM apreende cocaína, maconha, crack e skank em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE