O Posto de Saúde da Família do Rosário realizou na última quinta-feira, 28/09 um evento de conscientização de prevenção ao suicídio, com a participação de funcionários, pacientes assistidos pelo PSF, e toda a comunidade do bairro.
O coordenador do PSF, Marcos Borges, afirmou que é uma ação de promoção à saúde com interação com a comunidade onde foi abordado o tema “Setembro Amarelo”, que tem como objetivo a conscientização quanto à prevenção ao suicídio e valorização da vida.
“As unidades de saúde são porta de entrada para que as pessoas que estejam em sofrimento psicológico procurem ajuda e sejam acolhidas pelo profissional de saúde para que desta forma sejam encaminhadas, caso necessário, para o ambulatório de Saúde Mental ou CAPS / CAPSi ( Centro de Atenção Psicossocial)” -” disse Marcos.
Os referidos Centros também funcionam como “porta aberta” à população, ou seja, recebem as pessoas que procuram atendimento e ajuda de forma espontânea. O “Setembro Amarelo” visa principalmente fazer com que quem se sinta em situação de vulnerabilidade, possa procurar e ser atendido por apoio médico. “Gostaria também de agradecer e enaltecer toda a equipe técnica do PSF do Rosário que fez e vem fazendo ao longo dos anos, um belíssimo trabalho junto à comunidade” finalizou.