Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

SINDPMT quer esclarecimento sobre corte de horas extras

Ponto eletrônico e observância de estatuto provocam diminuição de benefícios pagos a servidores municipais

Luiz Bandeira

Essa semana a reportagem do jornal O Diário e Diário TV recebeu denúncias de que as horas extras dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde estariam sendo cortadas. Para esclarecer a situação, a nossa equipe entrou em contato com o sindicato da categoria. De acordo com a Presidente do SINDPMT, Kátia Borges, o problema não afeta somente a Saúde, mas todo o serviço público municipal e que, na verdade, o que está havendo é uma correção no cálculo das horas extras. Kátia informou que o sindicato ainda está questionando isso, que já se reuniu duas vezes com a administração pública municipal e que nova reunião foi marcada para a próxima quarta-feira, 15, pois a Procuradoria da PMT ainda necessita de mais tempo para terminar o parecer sobre a questão.
A presidente relatou ainda que os ajustes acontecem também nas demais secretarias em virtude do e-Social, que a prefeitura afirma que estava pagando benefícios com cálculos errados e que agora corrigiu, mas para o sindicato é necessário que a prefeitura apresente documentos que comprovem esse erro, mas até agora não o fez. Kátia disse que a hora extra é um adicional sobre horas trabalhadas e que com a efetivação do ponto eletrônico, provavelmente esse benefício, que segundo a prefeitura era pago de forma indevida, agora vai diminuir “porque o profissional vai ter que cumprir sua hora completa”. A representante do sindicato disse também que segue em discussão. 
Quanto aos cortes de benefícios especificamente dos servidores da Secretaria de Saúde, Kátia disse que o que está acontecendo é a diminuição do adicional noturno. “Porque de fato ele era pago errado, e aí agora ele está sendo pago de acordo com o estatuto e deu uma diminuição no valor nessa questão do adicional noturno”, pontuou a presidente do SINDPMT. 

Mais sobre p eSocial
O eSocial é o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas. É um projeto do governo federal criado por meio do decreto 8.373 de 11 de dezembro de 2014. Trata-se de um sistema do governo que unificará o envio das informações de empregados e estagiários. É uma ferramenta para consolidar as obrigações acessórias da área trabalhista de uma empresa em uma única entrega. Ele está foi desenvolvido pelo governo federal e é obrigatório para todas as empresas do país. A obrigatoriedade passou a valer a partir de 1º de julho de 2018.

 

Tags

Compartilhe:

Edição 19/04/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Rodovias federais terão pontos de descanso para motoristas

Três flagrados com cocaína e maconha no Meudon

Horas extras do magistério: proposta da PMT rejeitada pelos servidores

P2 prende acusado de tentativa de homicídio no Fischer

Prefeitura de Teresópolis confirma data do leilão de veículos apreendidos

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE