Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Sono como grande aliado de um emagrecimento saudável

Nutricionista explica sobre os pilares para manter uma boa qualidade de vida

Maria Eduarda Maia

Com a era digital, a comparação com personalidades fitness e influenciadores está cada vez mais presente na vida daqueles que consomem conteúdos principalmente nas redes sociais, onde modelos utópicos sobre uma vida saudável são instaurados. Entre os principais estereótipos concebidos pela população está a ideia de ter um ‘corpo perfeito’ junto com dietas mirabolantes e soluções rápidas para a perda de peso. Entretanto, ao invés de focar e priorizar apenas no emagrecimento a curto prazo, é muito melhor – e infinitamente mais saudável, adotar hábitos e práticas que são benéficas para o seu bem-estar, sem comprometer a saúde.

Além de uma boa alimentação e a realização de atividades físicas regularmente, um grande aliado para esse emagrecimento saudável é muitas vezes negligenciado: uma boa noite de sono – um dos assuntos do último programa do ‘Papo com a Feh’, da Diário TV, com a nutricionista Fernanda Gonçalves. “O sono faz muita diferença na vida do ser humano. É o momento para recarregarmos as nossas energias. Não dormir, metabolicamente falando, é péssimo”, pontuou a nutricionista.

Segundo Fernanda, é durante o sono que os hormônios contrarreguladores da insulina, que atuam quando estamos em jejum, realizam uma limpeza necessária no organismo. “Há estudos que mostram que basta uma noite de sono mal dormida para gerar um impacto negativo do metabolismo da glicose no teu corpo durante aquele dia”, declarou, destacando ainda que a falta de uma boa noite de sono pode até mesmo engordar.

Ainda de acordo com a nutricionista, noites mal dormidas influenciam diretamente no desequilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e no funcionamento do metabolismo. “Estudos observam que em uma noite boa de sono o seu metabolismo da glicose funciona perfeitamente. Caso contrário, você pode ter uma tendência metabólica a pré-diabetes, metabolizando o açúcar com muito mais dificuldade”, explicou Fernanda Gonçalves.

“O estilo de vida não é uma escolha. Se temos como valor viver, precisamos priorizar a saúde e cuidar desse estilo de vida. Precisamos ter os nossos inegociáveis”, declarou a nutricionista Fernanda Gonçalves. Foto: Gilberto Oliveira / O Diário

Café: herói ou vilão?
Uma das bebidas mais consumidas no mundo, o café faz parte da rotina de boa parte da população. O líquido não é um vilão e prejudicial para a saúde, desde que aproveitado no horário certo, sem afetar a qualidade do seu sono, como explica a nutricionista Fernanda. “O horário em que se toma café importa muito. Sua meia vida dura em média seis horas, ou seja, o tempo para ser eliminado. Tomar tarde faz toda a diferença, piorando a qualidade e profundidade do sono”, enfatizou a profissional. Por exemplo, se você toma café às 13h, a metade da cafeína é eliminada às 19h. Assim, quando chega às 22h ainda há 25% da substância circulando na sua corrente sanguínea, afetando sua qualidade de sono e, consequentemente, uma qualidade de vida saudável.

Onde assistir
O programa completo, que abordou temas como nutrição, alimentos, emagrecimento, vida mais saudável e qualidade de sono, pode ser assistido a qualquer momento no YouTube da Diário TV. O ‘Papo com a Feh!’ vai ao ar todos os sábados na programação da Diário TV, às 10h e com reprise durante a semana.


Compartilhe:

Edição 10/10/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Veja o que fazer na semana das crianças em Teresópolis

Volta da Inconha: Para caminhar, admirar aves e se surpreender

30º BPM prende homem com arma de fogo e drogas na RJ-130

Teresópolis no centro de debate sobre combate ao crime organizado e prevenção de desastres ambientais

Unopar Teresópolis anuncia modernização e novidades no ensino a distância

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE