Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tarifa zero na eleição aumenta quase 50% o número de passageiros nos ônibus em Teresópolis

Empresas do município registraram mais de 33 mil embarques do domingo da eleição

O passe livre nos ônibus de Teresópolis por causa da eleição municipal, no último dia 6, aumentou em quase 50% o número de passageiros de ônibus em relação a última eleição geral de 2022, onde não ocorreu gratuidade nos coletivos. As viações Dedo de Deus e 1º de Março, registraram 33.135 embarques sem a cobrança da passagem no último domingo. Em comparação com a eleição de dois atrás para presidente e governador e sem tarifa zero, o número de passageiros cresceu em mais de 10.500 embarques, um aumento percentual de 47,5% no movimento.
Conforme previsto na determinação do Superior Tribunal Federal e no decreto da Prefeitura, que instituiu a gratuidade custeando toda a operação dos ônibus nesse dia, os coletivos circularam com os horários dos dias úteis, alcançando cerca de 1.230 viagens e 19,6 mil quilômetros percorridos, 34% superior também a eleição de 2022.
Mesmo sendo apenas a primeira vez que a população da cidade teve a novidade da gratuidade total nos coletivos, o aumento do número de pessoas usando o ônibus reflete no estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que mostra um crescimento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público.
Segundo a pesquisa, há 135 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há cobrança no transporte urbano de ônibus. O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%. Em algumas cidades, a tarifa zero é
realizada apenas aos domingos, incluído capitais como São Paulo, Maceió e Palmas.
“Os números mostram a importância do transporte como direito social e que políticas públicas buscando uma passagem mais barata trazem benefícios imediatos à população que possui menos recursos para se deslocar pela cidade. A tarifa zero nas eleições mostrou isso”, aponta o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto.

Edição 12/07/2025
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Cantinho das Cerejeiras” encanta moradores de Teresópolis

Obras da Feirinha do Alto devem ser concluídas em oito meses

Águas da Imperatriz só poderá mexer nas “mangueiras pretas” com autorização da Prefeitura

Caminhar pelo Vale dos Frades, bom para a saúde e para a mente

Confira os eventos neste final de semana em Teresópolis

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE