Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

Tarifa zero na eleição aumenta quase 50% o número de passageiros nos ônibus em Teresópolis

Empresas do município registraram mais de 33 mil embarques do domingo da eleição

O passe livre nos ônibus de Teresópolis por causa da eleição municipal, no último dia 6, aumentou em quase 50% o número de passageiros de ônibus em relação a última eleição geral de 2022, onde não ocorreu gratuidade nos coletivos. As viações Dedo de Deus e 1º de Março, registraram 33.135 embarques sem a cobrança da passagem no último domingo. Em comparação com a eleição de dois atrás para presidente e governador e sem tarifa zero, o número de passageiros cresceu em mais de 10.500 embarques, um aumento percentual de 47,5% no movimento.
Conforme previsto na determinação do Superior Tribunal Federal e no decreto da Prefeitura, que instituiu a gratuidade custeando toda a operação dos ônibus nesse dia, os coletivos circularam com os horários dos dias úteis, alcançando cerca de 1.230 viagens e 19,6 mil quilômetros percorridos, 34% superior também a eleição de 2022.
Mesmo sendo apenas a primeira vez que a população da cidade teve a novidade da gratuidade total nos coletivos, o aumento do número de pessoas usando o ônibus reflete no estudo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que mostra um crescimento significativo no número de passageiros nas localidades onde foi implementada a tarifa zero no transporte coletivo público.
Segundo a pesquisa, há 135 municípios no país que reúnem mais de 5 milhões de habitantes em que não há cobrança no transporte urbano de ônibus. O levantamento comparou a quantidade de passageiros antes e depois da adoção do passe livre em 12 cidades. Em todos os municípios pesquisados houve elevação significativa na demanda por viagens de ônibus, que variou de 33% a 371%. Em algumas cidades, a tarifa zero é
realizada apenas aos domingos, incluído capitais como São Paulo, Maceió e Palmas.
“Os números mostram a importância do transporte como direito social e que políticas públicas buscando uma passagem mais barata trazem benefícios imediatos à população que possui menos recursos para se deslocar pela cidade. A tarifa zero nas eleições mostrou isso”, aponta o diretor da Viação Dedo de Deus, Marcelo Augusto.

Tags

Compartilhe:

Edição 08/10/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

“Vamos recuperar o crédito e a credibilidade da Prefeitura”

Fidel Faria: “Eu gastei sola de sapato, pedi voto e ajuda dos amigos”

Tarifa zero na eleição aumenta quase 50% o número de passageiros nos ônibus em Teresópolis

Câmara terá somente 7 vereadores novatos. Perderam a eleição Amós, Elias e Teco

Lei Seca flagra 28 motoristas em São José do Vale do Rio Preto

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE