André Oliveira
Antes mesmo do Uber começar a circular e atender a clientela em Teresópolis, taxistas da cidade já começaram a conversar sobre a possibilidade de implantar um sistema de atendimento através de aplicativo para telefones celulares e semelhantes plataformas. A intenção da categoria começa a se concretizar e, nos próximos dias, a clientela dos táxis já poderá acionar o serviço de forma digital. O Sindicato dos Taxistas relata que está estudando qual a plataforma que melhor se encaixa para atender à categoria e usuários. Ao mesmo tempo, um aplicativo ligado à uma seguradora já anuncia seus serviços na região, com descontos para os usuários de até 40%.
Sinais dos tempos. Enquanto a Uber já oferece seus serviços na cidade, os taxistas entenderam a importância de se modernizar e entrar definitivamente na era digital. O serviço, antes acionado por telefones fixos e celulares, será disponibilizado na tela do smartphone. De acordo com Onofre Correa, presidente do Sindicato dos Taxistas de Teresópolis, o objetivo de aderir ao aplicativo é servir melhor à população. "O que nós temos hoje em Teresópolis é a responsabilidade com os usuários do nosso transporte. Nosso objetivo hoje é tentar, através da tecnologia que está avançada, ter um aplicativo para os táxis da cidade e desse forma servir melhor à população", justifica.
Aplicativo indefinido
Segundo ele, o Sindicato está analisando várias propostas de operadoras de aplicativos para escolher aquele que melhor atenderá os anseios da categoria e usuários. "Estamos analisando as possibilidades. Embora haja a possibilidade de criar um aplicativo próprio, isso acabaria deixando ele mais caro, provavelmente vamos contratar uma plataforma já existente para a prestação desses serviços", revela. O sindicalista garante que os motoristas de táxi não terão obrigatoriedade em usar o serviço. "Quem não quiser, não precisa aderir. Mas quem participa vai prestar um serviço melhor com o avanço dessa tecnologia", adverte. Por fim, o representante da categoria garante que o oferecimento do serviço não vai mexer no valor da tarifa cobrada atualmente e não vai representar qualquer gasto para os cofres públicos. "Cada taxista vai pagar para usar o serviço e atender sua clientela", afirma. "Queremos continuar oferecendo um serviço com segurança dentro da legalidade e que cumpre suas obrigações com a cidade", finaliza.
Outro aplicativo
Paralelo aos esforços do Sindicato para oferecer o serviço, alguns taxistas da cidade saíram na frente e já divulgam entre clientes e amigos a adesão ao serviço "Vá de Táxi", ligado a uma empresa nacional de seguros. O aplicativo oferece vantagens como a possibilidade de pagar a corrida com cartão de crédito diretamente na plataforma e descontos de até 40% nas corridas. Outra vantagem anunciada no site da empresa é a possibilidade do passageiro definir o percurso que deverá ser percorrido pelo motorista. Há também a possibilidade de escolher o motorista e de criar um histórico de prestadores de serviço. Esses profissionais poderão ser avaliados em critérios que vão desde a cordialidade até a limpeza do carro. O serviço vale para taxistas cadastrados no sistema e para usuários que tenham o aplicativo. A assessoria de imprensa do aplicativo confirmou o início da operação em Teresópolis.