Cadastre-se gratuitamente e leia
O DIÁRIO DE TERESÓPOLIS
em seu dispositivo preferido

TCE: licitação para conjunto habitacional em Teresópolis deve ser suspensa

Secretaria Estadual de Obras pretende construir 500 unidades ao custo de R$ 97,4 milhões

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) determinou a suspensão do procedimento licitatório promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras para a construção de 500 módulos habitacionais em Teresópolis. Estimada em R$ 97,4 milhões, a concorrência pública busca a contratação de empresa que elabore projeto executivo e execute as obras previstas para o bairro Ermitage. Representação proposta pela Secretaria-Geral de Controle Externo (SGE), no entanto, indicou receio de grave lesão ao erário decorrente de irregularidades cometidas ao longo do certame.

O acórdão proferido durante a sessão plenária virtual realizada entre 13 e 15 de junho indicou a existência de impropriedades no procedimento e na minuta contratual proposta que poderiam restringir indevidamente a competitividade e inviabilizar/dificultar a formulação de propostas. Tal falha impede e inibe a participação de empresas que poderiam oferecer propostas mais vantajosas para a execução das obras.

Outro ponto abordado diz respeito às condições do terreno onde pretende-se erguer o conjunto habitacional. Mostra o processo que a documentação relacionada à Sondagem e Topografia constante no Projeto Básico que amparou o processo licitatório foi elaborada em 2012. Mesmo alertado em decisão monocrática anterior, o jurisdicionado não realizou novos estudos de forma a garantir que estão mantidos os mesmos estados de tensão do solo e nível d’água.

O documento mostra ainda que há impropriedades nas planilhas orçamentárias estimadas em relação à quantificação dos itens de elaboração de projetos executivos. Baseado em análise elaborada pela Coordenadoria de Auditoria de Políticas em Edificações e Patrimônio Público (CAD-Obras) da SGE, o acórdão determina à Secretaria de Estado e Infraestrutura e Obras a correção de itens do procedimento licitatório.

Edição 23/11/2024
Diário TV Ao Vivo
Mais Lidas

Prédio que a Prefeitura comprou e está à venda em leilão é definitivamente do Bradesco desde julho

OAB

Eleições: OAB Teresópolis escolhe nova diretoria

CREAS Teresópolis realiza uma diversidade de atendimentos

Cartilha dá dicas para não cair em golpes na Black Friday

Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta

WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE